Maju Cotrim
Fotos: Marco Aurélio Jacob
A cantora de renome nacional, Elba Ramalho lotou a praça em Taquaruçu durante o Festival Pierre de Freitas na noite deste sábado, 26. Públicos de todas as idades prestigiaram e registraram cada minuto do show.
A performance de Elba encantou ainda mais fãs em vários momentos. Assim que começou a apresentação ela elogiou Taquaruçu e disse que vai fazer um tour e conhecer as belezas e cachoeiras. Simpática com o público, ela dividiu o palco com pelo menos três fãs que puderam cantar com ela.
Em outro momento especial, uma criança subiu ao palco e pediu que ela cantasse o sucesso “Bate coração”. Ela se emocionou neste momento.
Lição
Em outro momento, Elba deu uma lição de humanidade e fez questão de parar o show quando um segurança imobilizava um popular. Ela disse que não gosta de violência e chegou a dizer: “bêbado e criança são indefesos”, ao pedir uma atuação mais branda com o rapaz que queria subir no palco. Ela foi aplaudida pelos presentes.
Viagem de ritmos
Ela fez uma verdadeira viagem de ritmos passando pelo forró, os principais sucessos, Zé Ramalho, Dominguinhos e até música baiana.
Aborto
Ela não citou a palavra aborto mas chegou a fazer um apelo para que as pessoas não cessem a vida de inocentes que ainda não nasceram. Ela chegou a citar uma fala de Madre Teresa de Calcutá. “Como que você pode dizer para uma pessoa não mate essa pessoa, se você permite que mate o bebê ainda na barriga da mãe?”, disse. “Deixa viver, deixa nascer, viver…”, Disse.
Caneta Azul
Ela comentou o meme “caneta azul”, disse que recebeu o vídeo e sorriu. “Se essa música fizer sucesso eu vou embora do Brasil”, disse.
O Festival
O Festival conta com a Exposição “Pierre de Freitas”, na praça Joaquim Maracaípe. A programação é gratuita e terá feira de gastronomia, artesanato, artistas regionais, oficinas de pintura para crianças, exposição de artes do pintor Pierre de Freitas e shows regionais. O evento é uma homenagem ao artista plástico, professor e tatuador Pierre de Freitas, que foi presidente da Fundação Cultural de Palmas e faleceu em um acidente na Serra do Carmo em 2017.
O festival é realizado pelo Governo do Estado, por meio da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia (ADETUC) e pelo Instituto Cidadania Amazônia, e tem emenda da deputada estadual, Claudia Lelis, (PV). O objetivo do festival é fomentar a cultura tocantinense, destacando os valores da arte e dos artistas regionais, bem como dar visibilidade à riqueza do nosso artesanato e a criatividade da culinária tocantinense.
Segundo a deputada Claudia Lelis, além de fomentar a cultura, o festival busca também incentivar a economia local.
Veja a programação deste domingo:
2º Dia do Festival – 27 de outubro
§ Centro de Convivência Social de Taquaruçu
ü 15h às 17h- Oficina Infantil de Pintura
§ Praça Maracaípe
ü 17h às 19h – DJ Rafael Guirole
ü 17h às 19h – Exposição “Pierre de Freitas”