Brener Nunes – Gazeta do Cerrado
A proposta do governo federal de extinção de municípios com menos de 5 mil habitantes e com arrecadação própria menor que 10% da receita total tem causado muita polêmica entre prefeitos de todo o Brasil. No Tocantins, cerca de 69 municípios correriam inicialmente o risco de serem extintos, porém, algumas exceções começam a aparecer. Um deles tem a arrecadação maior que 10%, que é o caso de Santa Rosa do Tocantins.
A Gazeta conversou com o prefeito Ailton Araújo (PL) sobre o assunto. Segundo ele, o município tem uma receita total de cerca de R$ 15 milhões (14,86%) anualmente. “Estamos totalmente tranquilos. Nós trabalhamos o potencial agrícola do nosso município”, afirmou o gestor.
Segundo Ailton, a principal receita do município é a produção e exportação de grãos (milho e soja). “Só ano passado uma empresa daqui exportou mais de R$ 120 milhões em soja”, revelou o prefeito à Gazeta.
Conforme o prefeito, cada vez mais empresas estão abrindo na cidade. “Abrimos 30 novas empresas no município. E ano passado ficamos em 1º lugar entre os municípios do Estado que mais aumentaram a sua receita”, ponderou Ailton.