Na última sexta-feira (8), dia em que Lula deixou a prisão em Curitiba, a hashtag #LulaLivre esteve em 17,8 mil tweets num período de uma hora. Lula foi o tema mais citado na rede social, alcançando 1,35 milhões de tuítes, que se dividiam entre comentários em apoio e contrários a soltura do ex-presidente e a decisão do STF.

O ex-presidente Lula deixou a prisão um dia depois do Supremo Tribunal Federal considerar inconstitucional a prisão em segunda instância, quando o processo não está em trânsito em julgado, ainda cabendo recursos.

Lula foi citado por políticos nacionais, indo desde seus apoiadores como Gleisi Hoffman (PT – PR), presidente do Partido dos Trabalhadores, que narrou no seu Twitter o passo a passo do que acontecia em Curitiba nos bastidores da soltura do líder político. Outros políticos de posicionamento à esquerda como Marcelo Freixo, Maria do Rosário, Humberto Costa dentre outros

Do outro lado, os filhos do presidente Jair Bolsonaro (PSL), Carlos Bolsonaro e Eduardo Bolsonaro se manifestaram contra a soltura do ex-presidente. Outros políticos do PSL e vozes contrárias ao ex-presidente também se manifestaram.

Veja aqui como se manifestaram os políticos no Twitter:

Gleisi Hoffmann

Gleisi Lula Hoffmann@gleisi

Acabamos de sair com Lula da Polícia Federal, o ex-presidente volta finalmente aos braços do povo e em liberdade seguiremos lutando pela justiça plena com o julgamento da suspeição de Moro, que o condenou num processo absolutamente político. #LulaLivreAgora12 mil17:43 – 8 de nov de 2019Informações e privacidade no Twitter Ads3.598 pessoas estão falando sobre isso

Carlos Bolsonaro

Carlos Bolsonaro@CarlosBolsonaro

🇧🇷

Presidente @jairbolsonaro enaltece @SF_Moro após decisão do STF que liberta LULA. Não tenho dúvidas que esse jogo virará! O Brasil não aceita mais o show dos bandidos do PT, PCdoB, Piçóu etc! Paciência e inteligência! Sei que o jogo virará rapidamente! . http://youtu.be/S3-9IgI_3K0

Humberto Costa

Humberto Costa@senadorhumberto

O gigante tá livre! Viva o Brasil!!!! #LulaLivre #LulaLivreAgora

Eduardo Bolsonaro

Eduardo Bolsonaro@BolsonaroSP

CHEGA DE IMPUNIDADE, O BRASIL NÃO AGUENTA MAIS!

Além de Lula, Zé Dirceu e outros quadrilheiros, milhares de criminosos serão soltos no país, fazendo com que você fique à mercê de seus atos malignos.

É isso que você quer para seu futuro? Lutaremos até o fim contra isso.

Ver imagem no Twitter

Marcelo Freixo

Marcelo Freixo@MarceloFreixo

Estou indo pra SP e amanhã estarei com @LulaOficial no Sindicato dos Metalúrgicos em São Bernardo. Vamos comemorar essa vitória na luta pelo restabelecimento da legalidade e respeito à Constituição brasileira

Maria do Rosário

Maria do Rosario #LulaLivre@mariadorosario

Querido @LulaOficial,
O Brasil tem sorte de ter filhos dignos como você, q o amam tanto.
É bom ouvir sua voz. É bom ouvir quem fala no povo, emprego, na educação.
Minha filha gravou esta parte pq lindo mesmo é lhe ver com muito amor na vida! O amor nos move! A luta nos liberta!

Joice Hasselmann

Bia Kicis@Biakicis

Como a Justiça Brasileira é rápida! O mundo deve estar espantado. Dois exemplos da eficiência da nossa judtiça: a rapidez dos processos ( exemplo Lula) e as urnas eletrônicas. Devem estar com muita inveja nossa!

Ver imagem no Twitter

Kim Kataguiri

Kim Kataguiri@kimpkat

👏
👏

Cunha livre, Eduardo Azeredo livre e Sergio Cabral livre. Parabéns, petistada, soltaram o ladrão de vocês (que não vai servir de nada porque está com os direitos políticos cassados) e ainda fizeram a alegria dos corruptos dos outros partidos. Golaço!

Bia Kicis

Bia Kicis@Biakicis

Como a Justiça Brasileira é rápida! O mundo deve estar espantado. Dois exemplos da eficiência da nossa judtiça: a rapidez dos processos ( exemplo Lula) e as urnas eletrônicas. Devem estar com muita inveja nossa!

Ver imagem no Twitter

Bolsonaro ignora

Em passagem por Goiânia (GO), nesta sexta-feira, 8, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) ignorou a decisão da Justiça de libertar da prisão o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao discursar e ao falar com apoiadores. Mais tarde, no Palácio do Planalto, o presidente afirmou a populares que é responsável apenas pelo que acontece no Poder Executivo. “Não vou entrar numa furada”, disse, logo que chegou no Palácio da Alvorada. “Tenho responsabilidade com todos vocês”, completou.

Segundo auxiliares de Bolsonaro, o presidente evitou fazer comentários sobre a soltura, mesmo longe da imprensa. Um aliado de Bolsonaro no Congresso, presente no evento, disse que o presidente mencionou que pretende evitar dar sinais de afronta à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre derrubar a possibilidade de prisão em segunda instância.

A medida que abriu o caminho para o petista sair da prisão. Segundo outras duas fontes que acompanharam a viagem, Bolsonaro se manteve calmo, pois já havia “precificado” que Lula seria beneficiado pela decisão da Corte.

fonte: Congresso em Foco