Maju Cotrim

O candidato a vice-prefeito da chapa de Tércio Dias em Lajeado, Jailson Parente renunciou à candidatura e declarou apoio ao opositor, Júnior Bandeira do PSB. Além dele a ex-prefeita Enfermeira Márcia também já foi para o lado de Bandeira.

“Resolvi desistir…por uma questão pessoal mesmo”, disse em entrevista à Gazeta. Sobre apoio a Bandeira ele disse que ainda vai “sentar e conversar” porém já até pousou em fotos com Bandeira.

A vereadora Meire Angela do SD também deixou o grupo do prefeito cassado e foi apoiar Bandeira.

Os pedidos de candidatura ainda não foram analisados pelo Tribunal Regional Eleitoral. A legislação eleitoral não tem nenhum dispositivo que impeça políticos cassados de apresentarem candidaturas em casos como este, mas a situação específica de cada chapa deve ser avaliada pelo TRE.


Os pedidos foram entregues em meio magnético gerado pelo Sistema de Registro de Candidaturas. O calendário eleitoral determinou prazo de cinco dias para as impugnações após a publicação do edital. A votação será no dia 1º de dezembro e os eleitos serão diplomados até o dia 16 de dezembro.


Quem vencer, fica no comando da cidade até o final do ano que vem. A propaganda eleitoral estará permitida a partir do dia 9 de novembro.
A cassação de Tércio Dias foi motivada por acusações de que ele e o vice, Gilberto Borges (PSC), foram beneficiados com um esquema que envolvia compra de votos nas últimas eleições municipais ocorridas em 2016. Os dois negam as acusações e recorreram da condenação.