Durante solenidade de assinatura do Termo de Compromisso para Execução de Obras do Programa Nacional de Universalização do Acesso e Uso da Energia Elétrica no Estado do Tocantins, o Luz para Todos, ocorrida nesta sexta-feira (31/03), no Palácio Araguaia, em Palmas, o presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), prefeito de Pedro Afonso, Jairo Mariano, afirmou em seu discurso que o programa traz comodidade e renda ao homem do campo.
“A importância do alcance social e econômico advindo do Programa Luz para Todos é retratada claramente no rosto de todos os prefeitos que tive a oportunidade de conversar recentemente, pois a falta de energia elétrica nas comunidades rurais é uma das maiores demandas de boa parte dos municípios tocantinenses”, disse o presidente da ATM, ao agradecer ao Ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, presente na solenidade, o retorno do programa ao Tocantins, e a bancada federal do Tocantins pela articulação.
Diante do testemunho de aproximadamente 40 prefeitos presentes na solenidade, o governador do Tocantins, Marcelo Miranda, assinou junto ao ministro o Termo de Compromisso para Execução de Obras do Programa Luz para Todos, acompanhados do diretor presidente da Energisa, Márcio Zidan. “Trata-se de um dos maiores programas sociais do Brasil, que beneficiará famílias de 70 municípios tocantinenses”, frisou o ministro de Minas e Energia.
Luz para Todos
Serão investidos mais de R$ 100 milhões na implantação de 42 mil quilômetros de rede de extensão elétrica em 70 municípios tocantinenses. Ao todo, 6.416 domicílios rurais receberão energia elétrica, ao beneficiar diretamente cerca de 30 mil pessoas até 2018. A previsão para este ano é que sejam atendidas 2.416 famílias e, em 2018, mais quatro mil. No Tocantins, o programa já atendeu a 78 mil famílias, beneficiando, aproximadamente, 358 mil tocantinenses, com investimentos de R$ 788 milhões.