A partir de agora o governo federal tem prazo para responder as reclamações sobre seus serviços feitas no siteReclame Aqui, ferramenta on-line de queixas de consumidores. As reclamações registradas no site serão encaminhadas diretamente à Ouvidora-geral da União (OGU), que terá 20 dias para responder. Esse prazo pode ser prorrogado por mais dez dias.

Inicialmente, o acordo vai permitir que dúvidas, reclamações e pedidos de orientação sobre serviços públicos de 95 instituições federais, como universidades, autarquias e órgãos da administração direta e indireta, tenham uma resposta mais rápida. Além de garantir retorno para a demanda, a expectativa é que essa integração entre o Portal Reclame Aqui e a Ouvidora-geral da União dê também qualidade às respostas.

Segundo o Ministério da Transparência, as ouvidorias do Poder Executivo Federal receberam 22 mil demandas no primeiro semestre deste ano. A maior parte é referente a denúncias (20,7%), reclamações (18,6%), sugestões (16,4%), solicitações (16,1%) e elogios (8,5%). São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Bahia são os Estados de origem da maior parte das demandas feitas à Ouvidora. O tempo médio de resposta é de 15 dias.

Denúncias
As denúncias referentes aos serviços públicos podem ser feitas diretamente à Ouvidoria-Geral da União, que repassa às 300 ouvidorias existentes no Poder Executivo Federal. O serviço funciona 24 horas e permite acompanhar o andamento de uma manifestação já cadastrada.

Há opção de se cadastrar ou fazer uma manifestação anônima. Quem fizer uma manifestação identificada, poderá acompanhar o andamento e conferir a resposta no próprio sistema ou no e-mail que informar. As demandas podem ser feitas pelo portal Ouvidorias.gov.

Fonte: Agência CNM, com informações da Agência Brasil e do Ministério da Transparência