Equipe Gazeta do Cerrado

O Tocantins está em 8º lugar no ranking do maior índice de violência contra a mulher no Brasil. Segundo dados da Defensoria Pública e da Secretaria de Segurança Pública (SSP), quase 30 mil mulheres foram vítimas de violência doméstica em 15 meses no Estado. Em Palmas, foram registrados mais 8 mil casos.

O levantamento foi feito entre os meses de janeiro de 2018 e março de 2019. Neste período, foram registradas 25 mortes. Destas, seis são investigadas como feminicídio.

Para facilitar o combate à violência contra a mulher, a Lei Maria da Penha deve sofrer alteração. A mulher que sofrer qualquer tipo de violência por parte do companheiro pode entrar com divórcio de qualquer lugar do Brasil.

Como denunciar

Mulheres que sofrem qualquer tipo de violência, podem deliciar por meio do serviço da Defensoria Pública, ou ligar gratuitamente para a Central de Atendimento à Mulher (180). O serviço do Governo Federal orienta as vítimas de qualquer parte do território nacional.

Em 2018, foram prestados mais de 1,6 mil atendimentos à mulheres vítimas d violência doméstica. Deste número, 75,3% se declaram pardas ou pretas. E 67,3% vivem com um salário mínimo mensal, e 52,5% possuem até dois filhos.