O Enjoei é uma espécie de brechó online disponível na web e em aplicativos para Android e iPhone (iOS). A loja é famosa por vender roupas femininas e masculinas, além de itens de outras categorias, como celulares e eletrônicos. Qualquer pessoa maior de 18 anos pode colocar suas roupas para vender em lojinhas próprias na plataforma, enquanto os clientes podem fazer a compra diretamente com o dono as peças de forma fácil.
Entretanto, como toda negociação feita no ambiente digital, algumas pessoas podem ficar com dúvidas sobre o funcionamento e a segurança das transações realizadas pelo serviço. Nas linhas a seguir, entenda como funciona o Enjoei, se é confiável, além das taxas do brechó online.
“Quero vender”: como funciona para o usuário?
Para colocar produtos à venda no Enjoei é preciso ser maior de 18 anos, informar o número do CPF e uma conta bancária própria. A partir de então, será criada uma loja particular em que será possível anunciar seus produtos.
A plataforma é bastante popular na venda de roupas, calçados e acessórios, sejam eles femininos ou masculinos, mas também é permitido vender itens de decoração para a casa, móveis, smartphones, eletrônicos, entre outros itens. É proibido vender objetos como armas, medicamentos, alimentos e bebidas, ou distribuir amostras grátis.
O vendedor pode definir o preço que quiser para seus produtos, desde que eles sejam iguais ou a superiores a R$ 9. Ao anunciar um item na loja, o vendedor se compromete a ter o produto em mãos para pronta entrega e a utilizar somente fotos de sua autoria na divulgação na plataforma.
O Enjoei cobra do vendedor uma taxa pela intermediação das negociações, que varia de acordo com o preço do produto. Para itens com valores até R$ 100, é cobrada uma comissão de 18,5%. Para peças a partir de R$ 101, a taxa é de 20%. Em ambos os casos, o site também cobra uma tarifa fixa referente ao anúncio dos produtos, conforme a tabela a seguir:
Tarifas fixas cobradas pelo Enjoei
Valor do produto | Tarifas fixas |
até R$ 50 | R$ 1,90 |
R$ 51 a R$ 70 | R$ 3,50 |
R$ 71 a R$ 100 | R$ 5 |
R$ 101 a R$ 150 | R$ 6,50 |
R$ 151 a R$ 200 | R$ 7,50 |
R$ 201 a R$ 1500 | R$ 13 |
acima de R$ 1501 | sem taxa fixa |
Fonte: Enjoei
O frete dos produtos é pago em parceria: uma parte é paga pelo vendedor e outra pelo Enjoei. Os valores variam de acordo com o valor total da compra, com a região em que o vendedor se encontra e com o local de destino da mercadoria.
Em São Paulo, por exemplo, um produto pode ser enviado para Porto Alegre com frete de R$ 8,90 a R$ 12,90, e para Salvador custando entre R$ 9,90 e R$ 15,90. Além de São Paulo, os produtos são enviados a partir de outros três pontos de partida: Brasília, Fortaleza e Porto Alegre. Em todos os casos, o valor é dividido entre o vendedor e o Enjoei.
Como funciona a compra para o cliente?
O Enjoei conta com quatro categorias principais: “Moças”, “Rapazes”, “Kids” e “Casa&tal”. Em cada segmento, é possível visualizar tipos de peças específicas, escolher cores preferidas, tamanho e optar pelos preços mais baratos. Ao abrir um item, é possível ver suas fotos, detalhes do seu estado de conservação, preço e condições de pagamento.
O site possui seções que exibem apenas produtos de marcas famosas, como Melissa, Farm, Zara, Forever 21, Nike e Adidas, e de influenciadores digitais e celebridades. Também é possível seguir a página de um vendedor ou marca e fazer perguntas para saber mais detalhes ou tentar abrir uma negociação.
Segundo o site, há mais de 2 milhões de produtos à venda na plataforma, distribuídos em mais de 370 mil lojinhas. O pagamento pode ser feito por meio de boleto bancário ou cartão de crédito das maiores bandeiras do mercado, com parcelamento em até 12 vezes sem juros.
Quais as ferramentas de auxílio ao cliente?
Os usuários podem usar a seção “Fazer oferta” para pechinchar. Ao fazer uma oferta, o comprador pode dizer quanto pagaria por aquele produto e, caso o vendedor aceite, é só fechar negócio.
Caso queira desistir da compra antes de receber o produto, é possível fazer isso até o quinto dia útil após a solicitação — vale destacar que só se pode solicitar o cancelamento de uma compra completa. Caso queira devolver um item específico, é preciso esperar o pacote chegar em casa para devolver o produto avulso. Após o recebimento, é possível solicitar a devolução no prazo de sete dias corridos. Em casos de cancelamento, o valor integral é devolvido ao cliente, incluindo o frete e as taxas de serviço.
Caso haja situações de vendas não entregues ou o vendedor não responda mais às mensagens após uma compra, basta acessar o menu do app e entrar na seção “Minhas Compras”. Lá, será possível visualizar as vendas em aberto e solicitar o cancelamento. Após isso, o reembolso será liberado integralmente.
Enjoei é seguro e confiável?
O Enjoei garante que as transações são criptografadas e que o dinheiro só é repassado ao vendedor após a entrega do produto ao cliente. O marketplace também diz que todos os dados pessoais dos usuários são armazenados em servidores de alta segurança.
No entanto, é sempre válido tomar algumas medidas de proteção antes de efetuar uma compra em ambientes digitais. Vale conferir os comentários de outros compradores na lojinha para checar se houve problemas relacionados às transações e também procurar somente vendedores bem avaliados para adquirir os produtos. O Enjoei mostra a avaliação média de cada vendedor, a situação das últimas cinco vendas em relação ao envio e o tempo médio das entregas.
Fonte: Enjoei (1 e 2) via TechTudo