Os mais de 3.500 quilos de alimentos arrecadados durante as apresentações do ‘Espetáculo Notáveis’, do Balé Popular do Tocantins, foram entregues a entidades sociais na tarde desta segunda-feira, 16, em Palmas. Em evento, realizado na sede da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), representantes dessas instituições receberam as doações.

De acordo com a titular da Seduc, professora Adriana Aguiar, é importante construir Educação com ações sociais. “O Balé Popular do Tocantins é uma iniciativa que contribui para que o desenvolvimento da Educação caminhe lado a lado com o desenvolvimento social, tanto dos estudantes que participam, quanto de quem é beneficiado com as doações. É importante mobilizar pessoas, firmar parcerias e pensarmos no ensino da convivência, da solidariedade, como este Projeto faz”, pontuou.

Wanderlúcia Ferreira é representante do Colégio Estadual Padrão, de Brejinho de Nazaré, uma das unidades que recebeu as doações. “Há 10 anos temos um projeto na escola em que ajudamos duas comunidades quilombolas com a doação de alimentos. São mais de 60 estudantes beneficiados e estamos felizes de poder contribuir com essas famílias”, frisou.

Para o diretor do projeto Balé Popular do Tocantins, Jefferson Marques, a ideia foi ampliar a função social do Balé Popular. “Desenvolvemos o trabalho ao longo do ano e mostramos com o Espetáculo que os nossos estudantes são artistas, valorizamos os talentos e trouxemos a oportunidade de vivenciarem um palco. Tudo isso unido com o propósito social do projeto que foi a arrecadação dos alimentos que irão beneficiar diversas famílias”, destacou.

Já o Presidente do Fecomércio Sesc Tocantins, Itelvino Pisoni, destacou que a parceria para as doações é fundamental para a construção coletiva da solidariedade. “É importante realizarmos essa parceria, pois é gratificante tanto para nós pensarmos em maneiras de ajudar, quanto para as famílias que recebem e se alegram”, finalizou.

Arrecadações

As apresentações do espetáculo ‘Notáveis’ ocorreram entre os dias 22 e 24 de novembro, no Theatro Fernanda Montenegro, e de 6 a 8 de dezembro, no teatro do Centro de Atividades do Sesc. Os estudantes do Balé Popular do Tocantins encantaram os milhares de espectadores que acompanharam cerca de 50 coreografias apresentadas. Para assistir às apresentações, o projeto arrecadou alimentos não perecíveis.

Os alimentos foram distribuídos entre organizações sociais devidamente cadastradas no programa Mesa Brasil, do Serviço Social do Comércio (Sesc Tocantins), e que vão atender mais de duas mil pessoas. O Instituto Quem Diria, de Palmas; a Creche Cantinho da Criança de Palmas; a Casa do Idoso; de Gurupi, a Casa Terapêutica Bom Pastor de Araguaína,  e o Colégio Estadual Padrão De Brejinho Do Nazaré são as entidades beneficiadas.

Projeto

O projeto do Governo do Estado, realizado pela Seduc, oferece aulas gratuitas de dança a crianças, adolescentes e jovens da Capital. A iniciativa visa identificar, formar e valorizar talentos, além de fomentar a dança no Estado. O Balé Popular do Tocantins conta com cinco polos: Escola Estadual de Tempo Integral Elizângela Glória Cardoso, Colégio Cívico-Militar de Palmas – Unidade II, Escola  de Tempo Integral Rachel de Queiroz, Escola Estadual Frederico José Pedreira e Escola Estadual de Tempo Integral Vila União. A companhia representa o Estado em eventos, festivais e mostras pelo País.

Fonte: Secom Tocantins