Equipe Gazeta do Cerrado

Com o falecimento do desembargador aposentado Liberato Póvoa, políticos, entidades e amigos lamentam a morte do magistrado por meio de notas.

Liberato faleceu na manhã desta quarta-feira, 25, após passar por uma cirurgia na bexiga. Ele lutava contra um câncer no local há alguns anos.

O velório está marcado para às 14 horas, no Jardim das Palmeiras; e o sepultamento, às 10 horas desta quinta-feira, 26. Ambos ocorrerão em Goiânia.

Confira a notas na íntegra:

Eduardo Gomes

Dianópolis perdeu hoje um de seus filhos mais ilustres, o desembargador José Liberato Póvoa.
Corregedor-geral, vice-presidente e presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins, Póvoa, destacou-se também na literatura, deixando mais de vinte obras de cunho literário.


Lamentamos a perda do pioneiro amigo e rogamos a Deus que o receba no seu eterno descanso e conforte seus familiares e amigos.

Eduardo Gomes – Senador da República

 

Vicentinho Júnior

Nota de Pesar

Manifesto o nosso profundo pesar pelo falecimento do desembargador Liberato Póvoa.

Tocantinense, natural de Dianópolis, o jurista se notabilizou pela competência e seriedade deixando um legado de relevantes serviços aos tocantinenses.

Já exerceu a função de governador do Tocantins e foi membro fundador da Academia Tocantinense de Letras.

Lamentamos o seu falecimento e nos solidarizamos com os filhos, familiares e amigos.

Deputado federal Vicentinho Júnior e família

 

Dulce Miranda

Nota de pesar – Liberato Costa Póvoa

É com extremo pesar e tristezas em nossos corações, que lamentamos a morte do Dr. Liberato Costa Póvoa.

Ironicamente, no dia que celebramos o nascimento de Jesus Cristo, estamos consternados com a volta dele à Casa do Pai.

Dr Liberato era um dos principais intelectuais do Tocantins, quiça do Brasil, e deixa um legado inquestionável para o nosso Estado nas áreas da cultura, jurídica e como formador de opinião com vários artigos e livros publicados.

Esse grande homem defendeu a nossa terra como poucos, e participou ativamente das principais discussões políticas que culminaram em Leis estaduais, inclusive é de sua autoria o Hino do Tocantins!

Esse homem íntegro, pai exemplar, culto por excelência, amava os desafios das palavras cruzadas, de contar muitos “causos” do Norte goiano.

Relembrando suas histórias e honrando a ilustre pessoa que foi o Dr Liberato Costa Póvoa, registramos o nosso amor, carinho, respeito e gratidão a esse baluarte tocantinense!

Dr Liberato foi herói até na última hora e lutou muito pela vida. Desse orgulho todos nós tocantinenses sentimos dele!

Nos despedimos com todo o nosso sentimento de gratidão e respeito do qual estendemos o mesmo reconhecimento à esposa Simone, às filhas Teti e Vitória e demais familiares. Todos vocês estão em nossas orações, pensamentos e corações.

Tenha merecido descanso Dr Liberato! Deus cuidará da vossa alma…

Deputada Federal, Dulce Miranda, Marcelo Miranda, Marcella e Guillerme.

 

Ministério Público do Estado do Tocantins

Nota de Pesar

O Ministério Público do Tocantins manifesta pesar pelo falecimento do desembargador aposentado Liberto Póvoa ocorrido, na madrugada desta quarta-feira, 25. Liberato era da cidade de Dianópolis, tinha 75 anos de idade e lutava contra um câncer na bexiga. O velório e o sepultamento acontecerão em Goiânia (GO).

Diante do fatídico acontecimento, externamos solidariedade aos seus inúmeros amigos e principalmente à sua família, desejando conforto neste momento de luto. 

Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins

Judiciário do Tocantins lamenta profundamente o falecimento do desembargador aposentado José Liberato Póvoa ocorrido na madrugada desta quarta-feira (25/12), em Goiânia-GO, onde se encontrava em tratamento de saúde. O velório começa às 14 horas desta quarta, no Cemitério Jardim das Palmeiras, na capital goiana, onde também ocorrerá seu sepultamento, nesta quinta-feira (26/12), às 10 horas. 


Neste momento de extrema consternação, o Tribunal externa suas condolências e roga a Deus por conforto aos corações dos familiares e amigos.
Integrante da primeira composição do Tribunal de Justiça do Tocantins, em 1989, como vice-presidente, Liberato também foi presidente da Corte Estadual entre 29/11/1989 a 1/2/1991. Ocupou ainda o cargo de corregedor-geral da Justiça. Professor de Direito Internacional da Universidade do Tocantins (Unitins), membro fundador da Academia de Letras Jurídicas do Estado do Tocantins e autor do Hino do Tocantins, Liberato Póvoa notabilizou-se também por uma vasta produção literária. Ele deixa a esposa Simone e os filhos José Átila, Rodrigo, Alessandro, Khetylyn e Victória.

 

Governador Mauro Carlesse

Nota de Pesar

Recebi com pesar a notícia do falecimento do desembargador aposentado, Liberato Costa Póvoa, ocorrido neste dia 25, em Goiânia.

Como integrante do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins, o desembargador Liberato Póvoa ocupou cargos de destaque como o de Presidente, Vice-Presidente e Corregedor-Geral da Justiça; além de ter sido Professor de Direito Internacional na Fundação Universidade do Tocantins (UNITINS); e também membro fundador da Academia de Letras Jurídicas do Estado do Tocantins

Rogo a Deus para que conforte familiares e amigos neste momento de grande comoção.

Mauro Carlesse
Governador do Estado do Tocantins


Deputado Olyntho Neto

Nota de Pesar

É com profunda tristeza que recebemos a notícia do falecimento do desembargador Liberato Póvoa, neste dia 25 de dezembro.

Tocantinense, natural de Dianópolis, o jurista competente que exerceu sua profissão com seriedade deixando um legado de relevantes serviços aos tocantinenses.

Já exerceu a função de governador do Tocantins e foi membro fundador da Academia Tocantinense de Letras.

Toda solidariedade aos familiares e amigos, que Deus, possa consolar a sua família e amigos.

Deputado Olyntho e família.

 

Deputada Valderez Castelo Branco e Lázaro Botelho

NOTA DE PESAR

Foi com pesar que recebemos a triste notícia do falecimento do desembargador aposentado Liberato Póvoa, ocorrido nesta quarta-feira, 25, aos 75 anos.

Ex-presidente do Tribunal de Justiça, ex-vice-presidente, ex-corregedor-geral do Tocantins e escritor, Liberato deixará saudades. Rogamos a Deus para que dê forças aos familiares e amigos, especialmente sua esposa Simone e os filhos José Átila, Rodrigo, Alessandro, Khetylyn e Victória, para que tenham como lenitivo a esperança da ressurreição.

Lázaro Botelho e Valderez Castelo Branco


Professora Dorinha Seabra

Nota de pesar pelo falecimento de Liberato Póvoa*

Educador, desembargador, brilhante presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins, advogado, escritor, fundador da Academia de Letras Jurídicas do Estado, autor do Hino do Tocantins e político. Essas são algumas das prerrogativas que descrevem o grande ser humano Liberato Póvoa, que na madrugada desse dia 25 encerrou sua missão na terra.

Sua trajetória foi um marco histórico, legado para as próximas gerações. Liberato foi um dianopolino que deu orgulho a sua cidade e ao nosso Tocantins.

No dia em que celebramos o nascimento de Jesus, Liberato renasce para a Eternidade. Sabemos que, assim como o apóstolo Paulo, ele combateu o bom combate, encerou a carreira e guardou a fé.

Professora Dorinha
Deputada Federal

 

Prefeita Cinthia Ribeiro

O Tocantins perde um de seus ilustres pioneiros. A morte do desembargador José Liberato Costa Póvoa, ocorrida nesta quarta-feira (25), em Goiânia, muito nos entristece.

Entretanto, a sua passagem entre nós foi marcada por uma rica produção intelectual e uma atuação destacada na magistratura, legados que ficarão para todos.

Nesse momento de dor pela perda irreparável, transmitimos nossos sentimentos de pesar aos familiares e amigos, e rogamos a Deus que o acolha na eternidade.

Cinthia Ribeiro
Prefeita

Deputado Valdemar Júnior


Nota de Pesar pelo falecimento do Desembargador José Liberato Costa Póvoa

É com extremo pesar, que lamentamos profundamente a morte do desembargador tocantinense José Liberato Costa Póvoa, 75 anos, ocorrido na madrugada desta quarta-feira, dia 25, em Goiânia, cidade onde residia com a família.

Este notável jurista, magistrado e escritor, desempenhou importantes trabalhos, tanto na Literatura quanto na Magistratura tocantinense e em todos os cargos que ocupou.

Uma perda imensurável para o Tocantins e para o mundo jurídico. O seu falecimento causa a todos nós, profunda consternação, principalmente para os que tem na figura de Liberato, um grande expoente.

Neste momento de dor e sofrimento, me solidarizo com seus familiares, amigos e cidadãos tocantinenses, em especial os cidadãos da nossa querida Dianópolis, cidade natal de Liberato, que perde hoje, um dos seus mais ilustres e conceituados protagonista, membro da família Costa Póvoa, responsáveis pelo desenvolvimento daquela região.

Valdemar Júnior
Deputado Estadual

Deputado Antônio Andrade

Nota de pesar

É com profundo sentimento de pesar que recebi a notícia do falecimento do desembargador Liberato Póvoa.

Rogo a Deus que o receba em seus braços e conforte os corações de seus amigos e familiares.

O velório acontece nesta quarta-feira, 25, e o sepultamento está previsto para amanhã, 26, em um cemitério de Goiânia.

Deputado Antonio Andrade – Presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins.