Seis escolas da rede estadual estão retomando, neste mês de abril, o Projeto Educando com a Horta Escolar e a Gastronomia. A iniciativa do Governo Federal é desenvolvida, no Tocantins, pela Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc). Até o dia 10 deste mês, o grupo gestor do projeto estará realizando formações nas unidades de ensino.
O objetivo do projeto é usar a horta e a gastronomia como eixos geradores da prática pedagógica para promover hábitos alimentares saudáveis e a valorização de ingredientes e receitas regionais.
Participam das formações, gestores das escolas, representante da Associação de Apoio Escolar, professores, merendeira, auxiliares de serviços gerais, coordenadores pedagógicos e alunos. Na oportunidade, as unidades de ensino recebem um kit de ferramentas, adubo e sementes para iniciar o plantio. Nos encontros, são apresentadas as propostas pedagógicas para incorporação ao Projeto Político Pedagógico das escolas, por meio de oficinas com os temas: educação, alimentação e nutrição, meio ambiente e horta e controle social.
Conforme a gerente de Alimentação Escolar da Seduc, Erineide Araujo Brito Dias, a retomada do projeto visa ainda fortalecer a execução do Programa Nacional de Alimentação (Pnae) na rede estadual de ensino. “Não se trata apenas de cultivar um canteiro. A proposta é utilizar a horta como ferramenta pedagógica para práticas educacionais, para o incentivo à alimentação saudável, além de agregar valor nutricional às refeições oferecidas nestas escolas”, ressalta.
Na capital, três instituições de ensino foram contempladas pelo programa: Escola Estadual Madre Belém, Centro de Ensino Médio Taquaralto e Escola João Paulo II. No interior foram beneficiadas com a reativação das hortas: a Escola Estadual Professora Beatriz Rodrigues da Silva, de Tocantínia; a Escola Família Agrícola, de Porto Nacional; e a Escola Estadual Rural Beira Rio, localizada no distrito de Luzimangues, em Porto Nacional.
De acordo com o diretor do CEM de Taquaralto, Adolfo Bezerra, a retomada do projeto favorecerá o aprendizado dos educandos, além de enriquecer as refeições servidas aos cerca de 1900 estudantes da unidade de ensino. “Nós já tivemos a horta aqui na escola e foi uma ótima experiência. Vemos como positiva a retomada do projeto, que prevê muitos ganhos para a comunidade escolar. Com todas as orientações repassadas nas oficinas e o kit que recebemos, já vamos reativar nossos canteiros”, revela.
O grupo gestor do Projeto Educando com a Horta Escolar e a Gastronomia no Tocantins é formado por profissionais da educação e da gastronomia, nutricionistas, agrônomos e representantes do Conselho Estadual de Alimentação Escolar, sob a coordenação da técnica da Seduc, Deise Aires Nunes.