Os cães resgatados de uma casa em situação precária em Araguaína começaram a ser encaminhados para lares temporários neste domingo (19). Segundo Roberta Vaz, da Associação Protetora dos Animais de Araguaína (Apaa), seis deles já estão com os protetores e cinco continuam na clinica Bichomania, onde passaram por exames.

A veterinária Lucianne Lazzarotti informou que todos os animais estão bem de saúde e não devem ter sequelas. O ambiente em que eles estavam presos era muito sujo, com fezes e urina pelo chão junto da ração que os cães comiam.

Todos os cachorros resgatados são jovens, sendo que cinco são filhotes que ainda não tiveram a primeira troca de dentes. Roberta Vaz disse que a advogada da Apaa vai pedir na Justiça a guarda definitiva dos cães. A ideia é que eles sejam doados para novos donos, já que a associação ainda não possui um abrigo.

A polícia continua investigando o caso. Vizinhos do imóvel onde os animais estavam informaram que a casa era alugada e que o homem que pagava pelo aluguel não morava no local.

Quando foi identificado, o homem pode responder por maus tratos, crime previsto na legislação brasileira. Se for condenado, pode pegar até um ano de prisão e ainda pagar multa.

Entenda o caso

Onze cachorros foram resgatados de uma casa no setor Senador, em Araguaína, no começo da tarde deste sábado (18). A Polícia Militar Ambiental, o Naturatins e grupos de proteção foram até o imóvel após a Justiça determinar a retirada dos animas do local em função de denúncias anônimas. Os bichos estavam em um ambiente cheio de fezes, urinas e com a ração jogada pelo chão.

Inicialmente a contagem indicava apenas sete cachorros, que eram os que estavam na parte de fora da casa. Quando os agentes entraram no local encontraram outros quatro presos dento do imóvel, inclusive filhotes.

Como os animais estavam presos há muito tempo, não apresentaram reações agressivas e puderam ser retirados com tranquilidade. Eles estão sendo examinados por veterinários para verificar quais foram os danos na saúde e depois vão para um abrigo até que os lares temporários sejam encontrados para todos.

O dono dos cães ainda não foi identificado. A casa onde eles estavam é alugada e os vizinhos disseram apenas que um homem pagava o aluguel mas nunca morou na casa. Quando for identificado, ele pode responder pelo crime de maus tratos e abandono. A pena pode chagar a um ano de prisão além de multa.

Animais foram resgatados neste sábado — Foto: Reprodução/TV Anhanguera