20170411_114448[1]

Após decisão de procurar ajuda ao presidente da Assembleia Legislativa, Mauro Carlesse (PHS), para defender a construção da BR-010, o Movimento que luta pela conclusão da estrada federal, conseguiu apoio do parlamentar num encontro realizado na terça-feira, dia 11. Carlesse que estava acompanhado do deputado Wanderlei Barbosa (SD) aceitou de pronto abraçar as solicitações do “Movimento Pró-BR-010”, que entre outras coisas, almeja de imediato, a construção do trecho da BR entre Aparecida do Rio Negro a Goiatins.

Com essa finalidade os representantes do movimento solicitaram aos políticos a realização de uma audiência pública para discutir a obra. Eles sugeriram para participar do evento, a Bancada Federal; Fieto; Aprosoja-TO; ATM; Uvet; Sindicato dos Caminhoneiros-TO; Dnit-TO e outros setores organizados do Estado, além de moradores dos municípios das margens da estrada.

O grupo reivindicou também que Carlesse solicite à Bancada Federal do Tocantins a inclusão de emenda de bancada e individual, no Orçamento Geral da União 2018, destinando recurso para a obra da BR-010. Além disso, foi pedido encaminhamento de requerimento ao Governo do Estado propondo a transferência para o Dnit-TO do trecho da T0-020, entre Palmas e Aparecida do Rio Negro.

Diante do entendimento, entre movimento e parlamentares, Wanderlei Barbosa apresentou na sessão da tarde da mesma terça-feira, 11, dois requerimentos, em caráter de urgência, sendo um, solicitando a mencionada Audiência Pública, prevista para acontecer em 8 de maio próximo. No outro o deputado pede ao governador Marcelo Miranda, o envio de projeto de lei à Assembleia, cedendo ao governo federal a TO-020, entre Palmas e Aparecida do Rio Negro, e ainda o trechos da TO-050 que vai de Taquaralto a Porto Nacional e da TO-070, de Porto Nacional a Silvanópolis.

Durante a reunião Carlesse e Barbosa falaram por telefone com o deputado federal Vicentinho Júnior (PR), que ficou responsável pela mobilização da bancada em Brasília. Além disso, o presidente destacou que vai entrar em contato pessoalmente com todos os convidados. “Faço questão de ligar para nossos deputados federais e senadores, representantes da sociedade civil organizada e produtores rurais, pois entendo ser essa uma obra fundamental para o desenvolvimento do Tocantins”, assegurou.

Dentre as iniciativas para provocar a continuidade da obra da 010, o movimento popular está promovendo também abaixo assinado com a meta de colher cinco mil assinaturas que serão entregues aos Ministérios dos Transportes e, do Planejamento, Dnit Nacional em Braília e a Bancada Federal do Estado do Tocantins.

BR-010

A BR-010, conhecida como Rodovia Belém-Brasília, no trecho que vai de Estreito-MA a Belém-PA, e denominada oficialmente como Bernardo Sayão em toda sua extensão, liga Brasília (DF) a Belém (PA), passando pelos estados de Goiás, Tocantins e Maranhão e Pará. Ela é considerada fundamental para o desenvolvimento dos municípios situados à margem direita do rio Tocantins.

“Entre outros benefícios, [a rodovia] vai facilitar o deslocamento da população dessa área em direção aos maiores polos da região central do País, facilitando o escoamento da produção, a busca de serviços médicos, farmacêuticos e educacionais, retirando do isolamento mais de 56 mil pessoas”, explicou o jornalista Elpídio Lopes, um dos coordenadores do movimento.