Maju Cotrim
O senador da República pelo Tocantins, Irajá Abreu concedeu entrevista exclusiva à Gazeta do Cerrado na qual comentou os planos do PSD para as eleições de outubro.
Questionado sobre quantas candidaturas a legenda pretende lançar este ano ele foi otimista: “O nosso histórico nas duas ultimas eleições municipais foi vitorioso. Em 2012 elegemos 31 prefeitos e em 2016 elegemos 27 prefeitos. Para o pleito de 2020 pretendemos lançar pelo PSD Tocantins candidatos a prefeito, vice-prefeitos e vereadores em todos os 139 municípios do estado”, disse. Irajá, que agora não usa politicamente mais o sobrenome Abreu, tem tido uma agenda intensa recebendo lideranças dos municípios já articulando as pré-candidaturas.
Sobre os planos do partido para Palmas e se há preferência por algum nome ele afirmou: “Estamos em debate com as principais lideranças do partido, vereadores e correligionários para definir um nome preparado e com o melhor projeto para capital, podendo inclusive ser uma candidatura própria do PSD”, disse.
Atualmente a legenda tem o vereador José do Lago Folha na Câmara que está na base da prefeita Cinthia Ribeiro.
A Gazeta perguntou se como presidente do PSD ele vai convidar a senadora Kátia para se filiar a legenda, já que ela tem sido sondada por várias legendas e ensaia saída do PDT. “O partido está sempre aberto para bons nomes e a senadora Kátia Abreu, que é uma expoente dentro da politica nacional e estadual, é uma política respeitada e experiente. Lembrando que senadora Kátia Abreu juntamente com o Ex-ministro e presidente do PSD Nacional, Gilberto Kassab, foram idealizadores e fundadores o partido em 2011”, citou.
Embora as eleições sejam municipais, Nos bastidores ha quem cogite uma postulação dele para o governo em 2022. A Gazeta perguntou se esse seria um plano político dele e o senador não descartou: “O meu compromisso é trabalhar para honrar os 215 mil eleitores que me confiaram um voto de esperanca bem como também os eleitores que não votaram em mim. Em meu primeiro ano de mandato no Senado Federal, conseguimos aprovar 3 projetos de leis relevantes para o Brasil e entregar obras importantes em todos os 139 municípios tocantinenses. Continuo com meu trabalho municipalista, como fiz em meus 2 mandatos como Deputado Federal. De todo modo, fico muito honrado do meu nome ser cogitado para o executivo estadual”, pontuou.
A mãe dele, senadora Kátia Abreu terá que decidir em 2022, último ano do atual mandato, se vai disputar o Senado de novo ou o governo.
Irajá é o senador mais jovem da história do Senado e está no segundo ano de mandato.