O capitão da Polícia Militar Gustavo Bolentini de Araújo Machado recebeu no último dia 10, o título de Comandante de Helicóptero Policial, emitido pelo Batalhão de Aviação Operacional da Polícia Militar do Distrito Federal (BAVOP/PMDF), em Brasília.  Finalizado o curso o policial militar retorna ao Tocantins com experiência operacional e também administrativa, após conhecer as dinâmicas das seções do BAVOP/PMDF. O oficial também foi capacitado como Instrutor de Voo de helicóptero, estando habilitado junto à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

Capitão Bolentini durante voo

Após capacitação técnica, o capitão Bolentini foi submetido a um Conselho de Voo Aeropolicial, composto por pilotos experientes da PMDF, que instruíram e avaliaram o oficial. Para ser aprovado no Conselho de Voo, o então co-piloto, foi submetido a um Plano de Instrução Técnica com várias atividades práticas pertinentes ao voo de segurança pública, nas quais atuou como comandante do helicóptero em situações como: aeronave em pane (hidráulica, auto-rotação, no rotor de cauda, etc), no embarque e desembarque de tropa em voo pairado, no transporte de tropa (mc guire) e na realização pelos tripulantes operacionais de tiro embarcado, dentre outras.

 

O policial militar iniciou sua formação em 2009, quando realizou os cursos teóricos de piloto privado e comercial no Grupamento Aero Marítimo da Polícia Militar do Rio de Janeiro (GAM/PMERJ). Concluindo ainda, o Curso prático de Piloto Comercial em 2011, passando a realizar estágio operacional e administrativo no próprio BAVOP/PMDF, até 2013. Ressalta-se que, o tempo necessário para a formação de um comandante de aeronave de segurança pública gira em torno de cinco anos, desde que, a proficiência seja mantida ininterrupta.

Policial Militar da PMTO recebe diploma de Comandante de Helicoptero Policial de Sergio Luiz Ferreira de Souza, presidente do Conselho de Avaliação de Comandante de Aeronove

Para que o servidor seja Comandante de Helicóptero de Segurança Pública, deve atender alguns requisitos: ter no mínimo 500/horas de voo, treinamento de manobras e procedimentos de emergência, conhecimentos de segurança operacional, estar apto no plano de instrução técnica e finalmente, ser aprovado pelos componentes do Conselho de Voo.

 

BAVOP/ PMDF

 

O Batalhão de Aviação Operacional da Polícia Militar do Distrito Federal (BAVOP/PMDF), criado em 1996, conta atualmente com quatro helicópteros e um avião. É composto por profissionais altamente capacitados, tendo sido escolhido pelo Oficial tocantinense pela expertise dos homens e mulheres que compõem a unidade, e que completam 20 anos de existência sem registro de acidente aeronáutico.