O Ministério da Saúde atualizou em 16 o número de casos considerados suspeitos de coronavírus no país. Segundo balanço divulgado às 12h de hoje (1º), já foram descartados outros dez casos.

A unidade federativa que apresenta maior número de casos suspeitos é São Paulo, com oito ocorrências. Duas suspeitas já foram descartadas no estado. O Rio Grande do Sul registra, neste momento, quatro casos suspeitos; outros três já foram descartados.

Em Santa Catarina, até o momento, já foram levantadas duas suspeitas; dois outros casos foram descartados.

A lista inclui ainda o Paraná e o Ceará, com um caso suspeito em cada.

Os efeitos da epidemia já se fazem sentir no mercado financeiro. Pressionado pela China, o dólar fechou na última sexta-feira (31) no valor nominal mais alto desde a criação do real, R$ 4,286.  A Bolsa de Valores, em São Paulo encerrou o dia com queda de 1,53%.

Caso suspeito no Tocantins

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) do Tocantins informou que está monitorando um “possível” caso suspeito do Coronavírus no Tocantins. A suspeita de infecção pelo coronavírus (2019-nCoV) recai sobre um cidadão alemão de 33 anos, que chegou ao Tocantins. E de acordo com o histórico do paciente, ele teria entrado em contato com asiáticos durante a viagem e teria se sentido mal nessa sexta-feira. Ele foi atendido no Hospital Regional de Porto Nacional com um quadro de síndrome respiratória.

A SES informou também que desde o alerta emitido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) o Tocantins desenvolveu o Plano Estadual de Contingência e está preparado para investigar possíveis casos do novo Coronavírus no Estado.

(Com informações do Congresso em Foco)