A Secretaria de Estado da Saúde enviou nota na qual informa que o caso de Síndrome Respiratória Aguda em paciente oriundo da Alemanha, continua sendo monitorado pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde do Tocantins (CIEVS), e que segundo boletim médico atualizado neste domingo, 2 de fevereiro, o mesmo está evoluindo bem, estável e sem alterações ao exame clínico. 


Ainda conforme Secretaria, na tarde deste domingo o Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (LACEN), liberou o primeiro resultado de exame, que identificou a presença do Vírus da Influenza A, na amostra recebida. Exames complementares para a identificação do subtipo da Influenza estão sendo realizados. 


A secretaria esclareceu também que este resultado não interfere na continuidade da investigação sobre a suspeita de coronavírus, que depende da análise realizada em laboratório de referência (Fundação Oswaldo Cruz/Fiocruz-RJ) indicado pelo Ministério da Saúde (MS), conforme protocolo estabelecido. 

Confira íntegra da nota:

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio das Superintendências de Unidades Hospitalares Próprias e Vigilância em Saúde, informa que o caso de Síndrome Respiratória Aguda em paciente oriundo da Alemanha, continua sendo monitorado pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde do Tocantins (CIEVS), e que segundo boletim médico atualizado neste domingo, 2 de fevereiro, o mesmo está evoluindo bem, estável e sem alterações ao exame clínico. 
Na tarde deste domingo o Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (LACEN), liberou o primeiro resultado de exame, que identificou a presença do Vírus da Influenza A, na amostra recebida. Exames complementares para a identificação do subtipo da Influenza estão sendo realizados. 
Este resultado não interfere na continuidade da investigação sobre a suspeita de coronavírus, que depende da análise realizada em laboratório de referência (Fundação Oswaldo Cruz/Fiocruz-RJ) indicado pelo Ministério da Saúde (MS), conforme protocolo estabelecido. 
O paciente continua sendo assistido pela equipe do Hospital de Regional de Porto Nacional (HRPN), recebendo os cuidados necessários para o quadro de Síndrome Respiratória Aguda. 
 Secretaria de Estado da SaúdeGoverno do Tocantins