Maju Cotrim
A cerimônia de posse do novo procurador-geral do Ministério Público de Contas (MPC), José Roberto Torres Gomes, aconteceu nesta terça-feira, 4 de fevereiro. A solenidade reuniu autoridades e presidentes de poderes. Quem deu posse ao procurador-geral foi o presidente do TCE/TO, conselheiro Severiano Costandrade.
O procurador que deixou o cargo, Zailon Labre desejou boa sorte ao colega e destacou sua capacidade técnica para o cargo.
Empossado, José Roberto fez questão de cumprimentar todos os presentes, as autoridades bem como os familiares. Ele foi breve em sua fala e lembrou seu pai, o poeta José Gomes Sobrinho. “São 30 anos de Palmas”, disse.
Ele falou de sua ligação com a capital e o Estado. “Graças a Deus sou rico em amigos”, disse.
“Esse compromisso começa com o entendimento que a constitutivas diz que todo poder emana do povo. Ressalto o trabalho do Ministério Público para a sociedade”, disse.
“É preciso que o estado promova o bem estar social de verdade. Todos são objetos de direito e detentores de poder”, disse ao citar a constituição.
O procurador citou também muitas vezes a necessidade de controle social. “O povo e poderoso e e a eles que temos que prestar contas”, disse. Segundo ele, e preciso lembrar que existe um lado humano na gestão. “Antes de punir tem que educar”, afirmou.
“O Tribunal tem buscado cada vez medir a eficiência e a eficácia das políticas públicas, não adianta números perfeitos se na outra ponta o povo sofre”, disse.
O senador Eduardo Gomes, o governador Mauro Carlesse, a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, secretários, deputados e prefeitos.
É a primeira vez que José Roberto assume o cargo. O procurador foi o mais votado na eleição que aconteceu no dia 25 de novembro de 2019 e nomeado pelo governador do Estado, Mauro Carlesse, para o biênio 2020/2021.
Perfil
Natural de Passos (MG), José Roberto, 58 anos, é graduado em Direito pela Universidade Federal de Sergipe. Mestrado em Direito pela UNICEUB, já assumiu quatro secretarias em Palmas, entre elas, de Administração, Planejamento e Gestão, Transparência e Controle e Assuntos Jurídicos. Foi também defensor Público de Primeira Classe do Estado de Sergipe, diretor Técnico da Defensoria Pública do Estado de Sergipe. Na Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins atuou como diretor Legislativo, chefe do departamento de Assuntos Legislativos, assessor Parlamentar e Assistente Parlamentar da Presidência e procurador Jurídico da Assembleia.
José Roberto atuou também como conselheiro Suplente da OAB-TO; conselheiro da OAB-SE; primeiro Secretário da Caixa de Assistência dos Advogados do Estado de Sergipe; diretor de Educação do Sindicato dos Defensores Públicos do Estado de Sergipe e Segundo Tenente de Infantaria da Reserva de 2ª Classe – Exército Brasileiro.
Títulos honoríficos:
Cidadão Honorário Aracajuano, 2013 – Câmara de Vereadores, Aracaju – SE; Cidadão Sergipano Honorário, 2010 – Assembleia Legislativa de Sergipe; Amigo da Primeira Turma de Administração UNITINS – TO – 2009; Pioneiro do Tocantins – 1990 – Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins; Atualmente possui cargo efetivo de Procurador do Ministério Público de Contas do Estado do Tocantins.