Maju Cotrim 

O presidente da República, Jair Bolsonaro assumiu o ato que cria o Calha Norte no Tocantins nesta quarta-feira, 5, em Brasília . Serão 48 cidades incluídas. A articulação e do senador e líder do governo, Eduardo Gomes desde que assumiu o mandato. 

Ainda no ano passado Gomes encaminhou ofício ao Ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, solicitando a inclusão do estado do Tocantins no Programa Calha Norte.

O Programa Calha Norte é uma importante ferramenta para o desenvolvimento econômico e social, capaz de dar um horizonte de esperança aos nossos irmãos até então abandonados à própria sorte.

O Programa Calha Norte foi criado em 1985 para contemplar a região norte e dois estados do centro-oeste com fronteiras internacionais, para implementar ações junto aos municípios isolados e carentes de políticas públicas. À esta época, o estado do Tocantins , que só passou a existir em 1988, pertencia ao então de Goiás.  Com sua criação, passou a integrar a região norte e portanto, com direito a receber ações do Calha Norte, já que possui condições econômicas/sociais dependentes e  merecedoras da atenção governamental para atendimento à sua população.

“É um dia histórico para o Tocantins”, comentou o senador Eduardo Gomes. É a primeira vez na história do Tocantins que os municípios são incluídos. 

Veja os municípios incluídos:

Palmas, Santa Rosa do Tocantins, Silvanópolis, Monte do Carmo, Porto Nacional, Lajeado, Tocantínia, Aliança do Tocantins, Crixás do Tocantins, Santa Rita do Tocantins, Oliveira de Fátima, Nova Rosalândia, Pugmil, Paraíso do Tocantins, Barrolândia, Miranorte, Miracema do Tocantins, Fátima, Brejinho de Nazaré, Ipueiras, Aparecida do Rio Negro, Pindorama do Tocantins, Novo Acordo, Ponte Alta do Tocantins, São Félix do Tocantins, Mateiros, Lizarda, Rio Sono, Lagoa do Tocantins, Santa Tereza do Tocantins, Arraias, Combinado, Novo Alegre, Lavandeira, Aurora do Tocantins, Taguatinga, Ponte Alta do Bom Jesus, Novo Jardim, Dianópolis, Porto Alegre do Tocantins, Almas, Natividade, Conceição do Tocantins, Taipas do Tocantins, Rio da Conceição, Paranã, São Valério e Chapada da Natividade.