A Polícia Civil do Tocantins deflagrou, na manhã desta quinta-feira, 5, a Operação Marias, que tem o objetivo de desencadear ações preventivas e repressivas de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher.
A operação está acontecendo simultaneamente em diversos Estados e no Distrito Federal e resulta das ações do Fórum Permanente de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher do Conselho Nacional dos Chefes de Polícia Civil.
No Tocantins, a operação está acontecendo em Palmas e no interior do Estado. Sendo previsto o cumprimento de 21 mandados judiciais, dos quais 20 são de prisão e um de busca e apreensão.
Também estão sendo realizadas 239 fiscalizações de cumprimento de medida protetiva e sete apurações de denúncias. Assim como estão sendo lavrados Autos de Prisão em Flagrante. Até o momento, oito prisões já foram efetuadas.
Ao todo, a operação no Estado está mobilizando um efetivo de 92 policiais civis e 25 viaturas. Sendo que algumas Delegacias Regionais contam com o apoio da Polícia Militar.
A Operação Marias está acontecendo em março por ser o mês em que é celebrado o Dia Internacional da Mulher.
Fonte: SSP-TO