O Governo do Tocantins quer aumentar o número de visitantes alemães e europeus no Brasil. Por conta disso, o presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc) e secretário de Indústria, Comércio e Serviços (SICs), Tom Lyra está em visita às principais empresas de turismo em Berlim, Alemanha, desde a última terça, 3, principalmente para a divulgação das sete regiões turísticas do Estado.

“A Alemanha é uma das prioridades do plano internacional de marketing e do turismo para divulgar destinos tocantinenses no exterior”, afirmou o secretário Tom Lyra, nesta sexta, 6, em Berlim.

“Queremos nos aproximar cada vez mais da Alemanha”, declarou,. “No ano passado, 20 milhões de europeus foram aos países asiáticos, mas apenas 2,5 milhões vieram ao Brasil e muito menos ainda para o Tocantins. Por quê? Porque o Tocantins não se promovia”, disse o gestor.

O Brasil recebeu no último ano 330 mil turistas alemães. O objetivo da gestão Mauro Carlesse é que em Tocantins possa alcançar 1% do total de turistas no Brasil em 2020.

“Os alemães gostam de viajar e estão dispostos a fazer viagens longas”, disse Tom Lyra. Ele destacou como uma vantagem competitiva do Estado a relação cambial entre o euro e o real. “É mais barato passear no Tocantins do que viver na Alemanha”, brincou o secretário.

Sem violência 

Ele também minimizou problemas de violência envolvendo turistas no Tocantins. Segundo Tom Lyra, em recente pesquisa, nenhum visitante estrangeiro ouvido relatou caso de violência e 97% do total relatou que pretendia retornar ao Estado.

“Eu já passei em vários países e só no Brasil vi jornais publicando na primeira página notícias de turistas sendo atacados, mas no Tocantins não temos nenhum caso”, afirmou. “No exterior eles dão a notícia, mas com menos destaque.”

Tom Lyra está na capital alemã para participar da feira internacional de turismo que foi cancelada para evitar a propagação do Corona Vírus. “Mesmo assim, ele segue com uma intensa agenda de trabalho para lançamento internacional da marca “Descubra o Tocantins”, selo que identifica destinos turísticos e produtos do Estado no exterior.

Ele foi acompanhado pela Gerente de Promoções Turísticas, Maria Reis. A ITB Berlim seria uma das maiores feiras de turismo do mundo, e terminaria no dia 8; o Tocantins teria stand para divulgação e prospecção de turistas.

Investimento 

O governador Mauro Carlesse pretende investir no mercado europeu cerca de 40% do marketing disponível para a promoção do turismo tocantinense no exterior, em 2020.

As ações serão focadas nas operadoras de turismo, nas companhias aéreas e em campanhas promocionais de mídia e empresas de pesca esportiva. Ainda como parte do plano de marketing foi criada a marca “Descubra o Tocantins” e, por conta disso, foram abertas várias frentes de viagens, reuniões e eventos em nove países, entre eles a Alemanha.

A estratégia foi elaborada pela consultoria que elaborou o Plano Estadual de Turismo.

Segundo o secretário, um dos objetivos do plano de marketing tocantinense é divulgar novos destinos turísticos no exterior, com especial atenção para a regiões do Jalapão, Serra Gerais e Cantão, além da divulgação da pesca esportiva.

“O Brasil é muito conhecido devido ao Rio de Janeiro e São Paulo, mas há muitos outros destinos importantes, como o nosso Estado”, ressalta Tom Lyra, lembrando que o plano prevê ações em 18 países, seis deles europeus. Além da Alemanha, foram incluídos Inglaterra, Espanha, França, Itália e Portugal.