Uma dezena de cachoeiras como o Complexo do prata, de águas lindas e do Catuá são território do Tocantins. O oásis escondido nunca recebeu a presença de um governo e acaba de ser descoberto como área do Tocantins.

Entes do governo vão para a região inclusive o próprio governador Mauro Carlesse. São 450 quilômetros até a região próximo a serra das traíras, 1340 metros de altitude.

A região divide com Goiás ao extremo sul de Paranã divisa com Cavalcante. Durante todos estes anos eles pensavam que a região era Goiás e nunca nenhum governo pisou no local.

São 110 quilômetros de Paranã até lá, Passando em vales profundos e sobre montanhas altíssimas. No inverno a temperatura no alto da serra das traíras é baixíssima.

É uma extensão de 40 km da Chapada dos Veadeiros que entra pelo Tocantins no território de Paranã. A região já é explorada em parte pelas operadoras de Goiás e anunciadas como sendo do Goiás.

Deverá ser mais um polo turístico sem deixar nada a desejar à chapada.

O Tocantins sempre fechou os olhos para aquele lado da fronteira. Afinal eram só “pedras” e águas correntes e vales de serras.

O atual governo pensa diferente: Busca conhecer o nosso imenso território e suas potencialidades.

Próximo ao local tem uma fonte de águas termais que jorram da serra a 40 graus que também será visitada pelo governador e equipe. Será um trajeto de três dias pelas estradas da região mais esquecida no mapa.

Dias atrás foram registrar suas terras em Cavalcanti e descobriram que eram do Tocantins.

Com uma estrada de cerca de 110 quilômetros que liga Paranã até o extremo sul na divisa com Goiás bem preparada com certeza será um novo endereço do ecoturismo no Tocantins.

vejam fotos: