Maju Cotrim
A prefeita de Brejinho de Nazaré, Myiuki Hyashida será anfitriã de um evento neste sábado para discutir a expansão da aquicultura. Trinta prefeitos já estão confirmados.
O evento será na Fazenda Parque Aquícola Brejinho II, no Assentamento Boa Sorte no município de Brejinho de Nazaré.
Ela contou á Gazeta que o intuito do evento e pegar o Projeto de Brejinho de Nazaré como piloto para mais 30 municípios. Estarão presentes o Senador Eduardo Gomes e o deputado Federal Carlos Gaguim para que esses projetos possam ser executados pelo governo do Estado em parceria da Codevasf. O governador Mauro Carlesse também pode marcar presença.
“Vamos fazer uma reunião com os prefeitos que são interessados, mais a Codevasf , um dia de trabalho para as pessoas que tem intenção do parque aquícola, as indústrias todas estão procurando peixe e não tem”, disse .
A Embrapa e vários órgãos estarão presentes
No dia 27 de março será apresentado oficialmente o resultado do projeto piloto da implantação da tilápia no Tocantins.
“Com esse projeto tem uma empresa multinacional que trabalha com a genética do salmão no Chile e vão fazer a da tilápia no Tocantins. Eles fizeram a primeira colocação de peixes que tem porção de qualidade e usamos os parâmetros que o Naturatins pediu ao Ministério Público”, explicou a anfitriã do evento, prefeita de Brejinho de Nazaré e empresária da área.
“Esse peixes vão ser processados e vamos fazer a apresentação geral. Será apresentado o resultado econômico, social e ambiental. Há vários órgãos estão envolvidos”, disse.
O deputado Carlos Gaguim afirmou que o projeto é encabeçado por ele e pelo senador Eduardo Gomes. “Vamos ver 20 cidades, vamos viabilizar o kit montado para as prefeituras através da Codevasf e mostrar se os projetos serão implantados nas cidades”, disse. Ele explicou que a intenção é fomentar o setor. “A pesca esportiva será o setor que vai gerar mais empregos. Estamos trabalhando há três anos neste projeto e vai dar certo”, disse ao citar o governo como parceiros.
Tocantins promissor
Em agosto do ano passado, o governador Mauro Carlesse, sancionou a Lei nº 3.516 e a Lei Complementar nº 124 que incentivam a criação e o comércio de pescado no Tocantins.
O resultado de tanques redes do Tocantins alavanca ainda mais o setor e o Tocantins também oferece benefícios fiscais para empresas interessadas na produção de ração.
Os lagos das hidrelétricas do Rio Tocantins têm ambiente perfeito para a produção de tilápia, mas estava proibido em função de resolução anterior do próprio Conselho Estadual do Meio Ambiente do Tocantins (Coema).
A Produção de tilápia no Tocantins pode render até R$ 1,4 bilhão por ano, segundo estimativa da Peixe Br. A Tilápia é o tipo de peixe mais produzido no Brasil. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do ano de 2017, mostram que a espécie de peixe responde por 58,4% do total da piscicultura nacional.
Além da liberação para criação do peixe, do licenciamento e dos benefícios fiscais, o Tocantins também se destaca na questão da logística.