Durante o evento acontece o lançamento oficial da Associação T-21 que atua em projetos voltados para pessoas com síndrome de down

O jornalista e diretor do filme e do projeto Cromossomo 21, Alex Duarte, estará em Palmas na próxima terça-feira, 10, para falar sobre empoderamento de pessoas com deficiência. A palestra que tem como objetivo quebrar paradigmas e trazer a luz o debate sobre a T-21, mais conhecida como síndrome de Down, acontece às 19h, no Café de La Musique. Os ingressos estão à venda na Casa São Paulo.

Durante o evento também ocorrerá o lançamento da Associação de Pais e Amigos da Pessoa com a Trissomia do 21 do Estado do Tocantins T-21. Que já realiza trabalhos em Palmas há pelo menos quatro anos. “Trabalhamos para abrir caminhos transformadores na vida das pessoas com deficiência, com a missão de realizar inclusão na prática e dar o exemplo de que uma nova sociedade mais igual, tolerante e inclusiva é possível. Nossa ideia é promover ações que estimulem o convívio entre as famílias e criar grupos de apoio para recepção aos pais e às crianças recém-nascidas com a síndrome”, explicou a presidente da associação, Diana Veloso.

Sobre o palestrante
Alex Duarte é graduado em Comunicação Social, pós-graduando em Psicopedagogia Clínica e Institucional, Educador Social e diretor do filme e projeto Cromossomo 21. Há nove anos é palestrante na área de inclusão/diversidade e autor do livro “Do Diagnóstico a Independência”. Foi o primeiro jovem no HAITI a documentar a Missão de Paz da ONU, premiado por esse trabalho no Festival de Cinema de Gramado. É escritor, formado em Coaching em Orlando/EUA. Em 2016, foi um dos representantes do Brasil na ONU pelo dia internacional da Síndrome de Down e recebeu o título de cidadão brasileiro pela Academia De Letras de São Paulo. Desenvolveu um método de empoderamento para pessoas com deficiência, no programa Expedição 21, que vai virar documentário e livro.

Sobre a Associação T-21
Fundada em 2019, em Palmas, por um pequeno grupo de pais, tem como objetivo promover oportunidades de convívio social e a luta por direitos de capacitação dos pais e das pessoas com a Trissomia do 21.

O grupo já realizou diversos eventos entre eles, reuniões e rodas de conversas, com a finalidade de conhecer e dividir as experiências vivenciadas entre as famílias de pessoas com Trissomia do 21.

Trissomia do 21 (síndrome de Down)
Em geral, as crianças com síndrome de Down são menores em tamanho e seu desenvolvimento físico, mental e intelectual pode ser mais lento do que o de outras crianças da sua idade. A síndrome de Down não é uma doença, e sim uma condição inerente à pessoa, portanto não se deve falar em tratamento ou cura para a trissomia do 21.

Entretanto, esta condição está associada a algumas questões de saúde que devem ser observadas desde o nascimento da criança. As pessoas com síndrome de Down comumente estão mais vulneráveis a uma maior incidência de algumas doenças, como cardiopatias e problemas respiratórios.

Fique ligado:
Data: 10/03/20
Local: Café de La Musique
Horário: 19h
Ingressos: R$ 25,00 (limitados)
Pontos de Venda: CASA SÃO PAULO, (Avenida JK)