A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que nesta segunda, 16, o cenário para acompanhamento dos casos se mantém sem alterações. Há três casos suspeitos na relação oficial do Ministério da Saúde: as duas jovens, de 22 e 26 anos que viajaram pela Europa e mais uma jovem de 22 anos que esteve em Portugal. As amostras das três pacientes foram encaminhadas para o Instituto Adolfo Lutz, que divulgará nesta terça, 17, os resultados para os dois primeiros casos, o terceiro caso, segue sem previsão de data para divulgação.

Além dos casos oficiais, há o acompanhamento de outros sete casos, três deles em Palmas e o restante nas cidades de Araguaína, Paraíso, Pindorama e Porto Nacional. Destes, apenas o paciente de Paraíso e um dos pacientes de Palmas, de 75 anos, estão internados, ambos em unidades . Caso os resultados preliminares realizados pelo Lacen para outras síndromes respiratórias sejam inconclusivos, mais informações serão divulgadas.

A SES recomenda que a população se tranquilize diante do alcance midiático do novo vírus. As informações mais precisas são as compartilhadas pelos canais oficias do Ministério da Saúde, Governo do Estado do Tocantins e Secretaria de Estado da Saúde. Até o momento, não há confirmação de casos do novo coronavírus COVID-19 no Estado.

Boletim da prefeitura de Palmas

A Prefeitura de Palmas, por meio do Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE-Palmas COVID-19), publica diariamente, a partir de hoje, o seu Boletim Epidemiológico do Coronavírus (Covid-19). O documento destaca as informações atualizadas sobre casos investigados, descartados e confirmados da doença no Município. 

Na edição desta segunda-feira, 16, o Boletim registra 14 casos investigados, cinco (05) descartados e nenhum (00) confirmado. O secretário municipal da Saúde de Palmas, Daniel Borini, esclarece que a Semus está fazendo o monitoramento dos casos considerados suspeitos e reforça que “até o momento não há confirmação da presença do Coronavírus (Covid-19) na Capital”. 

O Boletim traz ainda informações sobre medidas preventivas pessoais, coletivas e as principais  ações que estão sendo desenvolvidas pela Prefeitura de Palmas em suas diversas pastas, como Saúde, Educação, Transporte e Mobilidade Urbana, na prevenção e combate da pandemia.  

Entre as ações se destaca a publicação do Decreto Nº 1856, de 14 de março de 2020, que declarou situação de emergência em saúde pública no Município de Palmas. O ato administrativo dispõe sobre diversas medidas de enfrentamento do Coronavírus na âmbito da Capital, tais como a suspensão das aulas nas escolas municipais e de eventos de concentração de massa. O Decreto reativa também o Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE-Palmas COVID-19), força-tarefa que envolve órgãos da Prefeitura no planejamento e execução das ações preventivas. 

#Coronavírus
#BoletimCoronavirus