Decreto foi aprovado durante sessão virtual nesta sexta-feira, 20
Maju Cotrim
O Projeto de Decreto Legislativo (PDL 88/2020) que reconhece que o país está em estado de calamidade pública em razão da pandemia global causada pelo coronavírus foi aprovado nesta sexta-feira, 20. Foram 75 votos a favor.
Quem comandou a votação foi o primeiro-vice-presidente do Senado, senador Antonio Anastasia (PSD-MG).
Foi a primeira votação remota nos 196 anos da história do Senado.
Todos senadores do Tocantins também votaram.
Veja como foi o voto dos tocantinenses
A senadora Kátia Abreu votou através de ligação no decreto de calamidade pública no país na manhã desta sexta-feira, 20. Ela estava em trânsito para Palmas.
A parlamentar votou sim e afirmou que o decreto é uma carta branca e garantia de liberdade para o governo agilizar as medidas. Ela pediu ainda que o ministro Paulo Guedes agilize a liberação do dinheiro. “Estamos dando a ele uma carta branca, para gastar a mais neste momento de crise sem nenhuma penalidade.
Ela foi a primeira do Tocantins a votar.
Kátia disse que a votação dá liberdade para uma reação econômica para manter os empregos. A senadora lembrou ainda os ambulantes, os microempreendedores individuais. “Esperamos que o ministro seja ágil na liberação destes recursos”, disse.
Ela parabenizou o ministro Mandetta, os profissionais da saúde e também a imprensa que está trabalhando para levar as informações á população.
Durante a votação os senadores falaram da urgência do momento e chegaram a pedir que as emendas da área da Saúde sejam liberadas pelo governo federal para ajudar os municípios neste momento.
Senador Eduardo Gomes
O senador Eduardo Gomes, líder do governo no Congresso, votou sim ao decreto de calamidade pública no país na manhã desta sexta-feira, 20. É a primeira votação virtual do mundo num parlamento.
Ele estendeu os votos de recuperação ao presidente da Casa, Davi Alcolumbre e ao colega Nelsinho Trad e Prisco Bezerra que estão com coronavírus.
Gomes cumprimentou e homenageou os profissionais da saúde, os servidores do Senado e do Governo Federal.
Ele pediu que o sistema de votação seja disponibilizado para as Assembleias Legislativas.
“O Senado e a Câmara se unem num momento de união forte e emergência
Ele mandou um recado especial aos idosos. “Que fiquem em casa e tomem todos os cuidados necessários”, pediuZ
“Passaremos neste momento com altivez e união… esse decreto é importante para que o país se una no esforço de vencer este momento difícil”, disse.
O senador Irajá Abreu votou sim também e disse que é preciso ter responsabilidade com o país neste momento.
#SóNaGazeta
#DecretoDeCalamidadePública
#SenadoresDoTocantins