Estão abertas as inscrições para o I workshop sobre Energia Solar da UFT. O evento, promovido pela Liga de Energia Solar (LiES), tem a proposta de aliar tecnologia e sustentabilidade. O objetivo é aprofundar as relações entre a energia solar e o empreendedorismo sustentável, além de realizar uma integração entre os cursos de engenharia da UFT- Engenharia Civil, Engenharia Elétrica e Engenharia Ambiental- e tentar criar uma rede de contatos entre estudantes, empresários e profissionais da área. O evento será realizado nos dias 15 e 16 de maio. As inscrições custam R$ 20.
Na programação do Workshop estão previstas palestras que abordarão temas como “Sistemas fotovoltaicos em prédios públicos: viabilidade técnica e econômica”; “Os novos desafios e oportunidades da engenharia na geração de energia limpa pós-COP 21” e o “Planejamento assertivo para uma vida de sucesso”. O evento também contará com minicursos voltados para o tema de Energia solar e Empreendedorismo.
De acordo com a organização do Workshop, além da UFT, o evento tem o apoio do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO), da Unitá Soluções Sustentáveis, da Palmas Energia Solar e do Arasol Energia Solar. O público alvo do evento são os estudantes dos cursos de engenharia da UFT e de outras universidades e interessados no tema. As inscrições podem ser realizadas aqui ou pessoalmente a partir do dia 02 (terça-feira) no Bloco D e J do Câmpus da UFT em Palmas.
Sobre a Liga
A LiES trata-se de uma liga acadêmica com viés empreendedor e inovador, que visa auxiliar alunos em relação ao conhecimento no setor de energia solar. De acordo com a diretoria a Liga tem suas atividades pautadas no ensino, na pesquisa e na extensão, em assuntos que envolvam a Energia Solar. “As atividades principais da LiES são os grupos de pesquisa para Pibic e para o Congresso Brasileiro de Energia Solar (CBENS) que ocorre bienalmente. Além disso, atividades como visitas técnicas, workshops e semana acadêmicas também fazem parte do foco da Liga”. Ela é composta por alunos de Engenharia Civil e Elétrica da UFT e pretende abrir vagas também para os cursos de de Engenharia Ambiental e Arquitetura.