Retroescavadeira foi usada para destruir o túnel (Foto: Divulgação)

Presos do pavilhão 4 do Presídio Agrícola Luz do Amanhã, em Cariri do Tocantins, no sul do estado, foram flagrados enquanto tentavam fugir por um túnel que eles haviam cavado. O túnel começava em uma das celas e ia até a parte externa do presídio. Os plantonistas perceberam a movimentação e acionaram a Polícia Militar para auxiliar na contenção da fuga.

O caso foi durante a noite de quarta-feira (26). Na manhã desta quinta-feira (26), uma retroescavadeira foi usada para tapar o buraco e desabar parte do túnel. A Secretaria de Cidadania e Justiça, que administra o sistema penitenciário, disse que o buraco na parede da cela também está sendo consertado e que foi aberto um procedimento interno para apurar o caso.

Nenhum preso conseguiu fugir da unidade. Em janeiro, a Defensoria Pública do Tocantins apontou o presídio onde houve a tentativa de fuga como o pior equipado e mais perigoso de todo o estado. De acordo com a instituição, o local sofre com superlotação, a falta de infraestrutura e constantes brigas entre os presos.

Na época, foi apontado que a população carcerária do Luz do Amanhã é de 419 presos, quase o dobro da capacidade legal, que é de 280. Durante a crise do sistema penitenciário, após uma série de massacres em unidades de outros estados no início de 2017, gravações revelaram que existia inclusive um plano para uma chacina em Cariri.

Túnel seria usado para fuga de presos (Foto: Divulgação)

Fonte: G1 Tocantins