Tocantinenses relatam como tem sido a rotina dentro de casa.

Larissa Marra – Jornalista Gazeta do Cerrado

Estamos passando por um momento difícil. Na tentativa de conter a rápida disseminação do novo coronavírus o governo brasileiro adotou uma estratégia antiga, a quarentena. Hoje é comum sair nas ruas e encontrar quase todos os comércios fechados e vazios. Mas o que a população tem feito dentro de casa?

Estão trabalhando? Aproveitando a oportunidade para organizar a casa? Colocar as séries em dia? Ler um bom livro? Afinal, o que as pessoas estão fazendo durante esse isolamento domiciliar?

No Tocantins, a senadora Kátia Abreu, por meio de um vídeo, mostrou que está usando o seu tempo em casa para explorar a sua criatividade. “Nós temos que encontrar meios para nos distrair e eu inventei então de customizar bolsas”, disse.

Já outros, mostram que continuam exercendo o trabalho no estilo home office, como é o caso da publicitária, Emanuela Medina, que relatou à Gazeta que a demanda tem aumentado. “O trabalho triplicou em casa, em paralelo a ele, busco sempre me atualizar lendo um bom livro”, afirmou.

Para a advogada Mariana Mendes de Oliveira a quarentena está sendo uma ótima oportunidade para explorar a criatividade e criar alternativas para distrair os pets em casa. “Estamos revezando o período de quarentena entre teletrabalho, treinos em casa, brincadeiras com os pets, faxina e uma boa leitura”, ressaltou.

O personal trainer, Fernando Farinha, disse que tem aproveitado o tempo da quarentena para fazer treinos em casa e repassar os exercícios para os alunos. “Além de treinar, utilizo o tempo para colocar as séries do Netflix em dia”, relata.

Já a estudante e maquiadora Tatiane Rodrigues, disse que está aproveitando o tempo da quarentena para ler e aprender novas técnicas de maquiagem.

“Estou testando novos produtos e aprendendo novas técnicas de make up. Além de ler bons livros para sair do tédio”, afirmou.

Mesmo distantes o período de quarentena serve como aliado para unir as pessoas. Que utilizam da tecnologia como a vídeo chamada, para se comunicar e trocar mensagens de apoio e carinho. “Estamos todos juntos, com o mesmo propósito e logo esse período ruim vai passar, com fé em Deus, em breve poderemos nos ver e nos abraçar”, disse Lorena Azevedo, que faz vídeo chamada diariamente com a sua família que está em outro estado, para checar se estão todos bem.

E você, o que tem feito para passar o tempo?

Dicas do que fazer na quarentena

1- Ler bons livros
Aproveite esse momento para ler aquele livro que antes você não tinha tempo.

2- Fazer exercícios em casa
O importante é não ficar parado, existem uma série de exercícios que você pode adaptar e fazer em casa. Experimente!

3- Faça novas receitas
O tempo em casa pode ser interessante para se aventurar no fogão e tentar uma nova receita. Nas redes sociais existem inúmeras páginas com pratos gostosos e que reúnem um pouco de tudo que você tem na sua cozinha.

4- Faça chamadas de vídeo com os amigos
Já que não é seguro sair de casa, uma boa alternativa para encontrar com os familiares e amigos é fazer uma chamada de vídeo.

5- Organize-se
Estes dias de quarentena podem ser bons para dar aquela geral na casa e arrumar os objetos que você não faz ideia de onde estejam. Aproveite também para organizar sua vida e seus projetos para 2020.

6- Informe-se
Apenas a informação pode ajudar a combater as fake news sobre o novo coronavírus e conscientizar a população sobre o que deve ser feito neste momento. Acompanhe a Gazeta diariamente para se manter informado sobre as últimas notícias da pandemia do covid-19.

7- Faça cursos online
Existem várias plataformas que disponibilizaram cursos de graça, como é o caso da Fundação Getúlio Vargas e do site Udemy.

8- Maratone suas séries favoritas
Nada melhor que um tempo em casa para colocar em dia os episódios da sua séria favorita, aproveite!

9- Monte quebra cabeças
Uma ótima oportunidade para ativar o raciocínio.

10- Curta a sua família
Aproveite esse período para conversar e estar mais próximo dos seus familiares.

#Coronavírus
#NovoCoronavírus
#Covid19
#Quarentena
#IsolamentoDomiciliar