A Associação dos Profissionais do sistema penitenciário se manifestou em nota após fuga de detentos tendo dois policiais penais como reféns em Guaraí nesta terça-feira, 23.
Em nota, eles afirmam: “Essa terça-feira foi um exemplo, os nossos Policiais Penais se apresentaram de forma rápida, eficaz e evitaram uma tragédia e também diminuíram o tempo de sofrimento do colega que foi vítima da situação”, disse.
Eles relataram ainda o esforço da equipe: “Parabéns a todos que participaram da ação, parabéns a todos que não puderam participar por causa da distância, mas que se colocaram à disposição para participar caso tivesse transporte. São em momentos como esses que temos condições de mostrar a nossa força, o nosso valor, a nossa coragem. São em momentos como esses que somos capazes de dizer com orgulho que temos sim capacidade e competência para envergar o nome de Policial Penal, pois somos bravos, somos guerreiros, somos imbatíveis”, disse.
Veja a íntegra da nota:
A ASSOCIAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DO SISTEMA PENITENCIÁRIO DO ESTADO DO TOCANTINS – PROSISPEN/TO , após o dia de sofrimento, tensão e sobressalto para a classe, que foi essa terça-feira, 24, tendo ataques do crime contra Unidades Prisionais, contra Agentes de Execução Penal pode dizer que apesar das adversidades, da falta de estrutura, da falta de apoio do Estado no fornecimento de equipamentos pessoais como coletes, armas, munições que em momentos que colegas são colocados em perigo, como ocorreu ontem, a classe se une em torno de um objetivo e todos aqueles que podem e tem condições de ajudar se fazem presentes para apoiar na luta.
Essa terça-feira foi um exemplo, os nossos Policiais Penais se apresentaram de forma rápida, eficaz e evitaram uma tragédia e também diminuíram o tempo de sofrimento do colega que foi vítima da situação.
Parabéns a todos que participaram da ação, parabéns a todos que não puderam participar por causa da distância, mas que se colocaram à disposição para participar caso tivesse transporte. São em momentos como esses que temos condições de mostrar a nossa força, o nosso valor, a nossa coragem. São em momentos como esses que somos capazes de dizer com orgulho que temos sim capacidade e competência para envergar o nome de Policial Penal, pois somos bravos, somos guerreiros, somos imbatíveis.
Também não podemos deixar de agradecer as outras forças de segurança que se fizeram presentes, que ajudaram, que se solidarizaram, protagonizaram situações, demonstraram que nesses momentos difíceis é o Estado contra o crime, somos nós, as forças de segurança, contra o crime. Então, a PROSISPEN/TO agradece, em nome de toda a classe, à Policia Militar, à Policia Civil e à Polícia Rodoviária Federal pelo apoio moral, tático e pessoal que nos foi dado.
Aproveitamos a oportunidade para pedir ao Governo do Estado, à Secretaria de Cidadania e Justiça e à Superintendência do Sistema Penitenciário que juntem forças de trabalho para que o mais rápido possível seja feita a aquisição de mais equipamentos, para que seja disponibilizado para acautelamento armas, munições e coletes balísticos para todos os Agentes de Execução Penal em atividade. Essa medida se faz necessária, pois os agentes terão condições de resguardar suas seguranças com mais eficácia, assim como responder com mais qualidade e rapidez, em momentos de crise como o de ontem.
Por fim, embora estejamos vivenciando uma pandemia avassaladora (Coronavírus/Covid-19), onde a grande maioria da população está em isolamento social, nós estamos trabalhando dobrado para garantir a segurança de todos.
Palmas/TO, 25 de março de 2020.
DIRETORIA DA PROSISPEN/TO
#CapturaDeDetentosFugitivos
#Guaraí