A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou neste sábado, 28, que o Tocantins segue com 9 casos confirmados de Covid-19, sendo oito deles em Palmas e um em Araguaína. Os dados foram divulgados após a própria secretaria informar que só na próxima segunda-feira, 30, ia encaminhar Boletins.

Nas unidades da Rede Estadual de Saúde, não existem pacientes internados que apresentem sinais e sintomas similares aos de atuação da doença, segundo o Estado.

O Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (Lacen) continua recebendo amostras para casos suspeitos initerruptamente, tendo recebido neste sábado amostras de Araguaína, de contactantes da paciente que reside na cidade e  teve diagnóstico para Covid-19 confirmado, além de amostras encaminhadas por Augustinópolis e Colinas do Tocantins.

Os exames estão sendo realizados com o máximo critério de segurança e precisão, sem pendências dentro dos prazos previstos pelo Ministério da Saúde, segundo o laboratório.

Palmas

Em Palmas, permanecem confirmados oito casos de Covid-19 e 85 já descartados. Sem novas confirmações da doença transmitida pelo coronavírus em Palmas, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) divulga neste sábado, 28, o Boletim Epidemiológico, diariamente elaborado pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE-Palmas Covid-19) com detalhamento do perfil dos oito casos confirmados da doença na Capital.

As seis mulheres representam 75% dos pacientes confirmados e os homens, apenas dois, são 25%. Considerando o perfil desse grupo em monitoramento, todos os casos são de adultos, sendo três deles (37,5%) com idade entre 40 e 49 anos.  Dois dos casos (25%) possuem idade entre 20 e 29 anos, outros dois (25%) têm idade entre 30 e 39 anos e apenas um (12,5%) é idoso, com idade entre 60 e 69 anos.

Um dado importante mostra que, apesar de portadores de doenças crônicas serem um dos perfis considerados de maior risco para a Covid-19, apenas dois dos oito casos preenchem esse perfil. Sendo ambos portadores de hipertensão.

Com menos infecções de portadores de comorbidades, menores são as chances de evolução para um quadro com complicações, explica a diretora de Vigilância em Saúde, Marta Malheiros.

Acompanhamento

Acerca do acompanhamento, um dos casos já recebeu alta em razão do cumprimento dos 14 dias de isolamento social e fim de todos os sintomas. Outros quatro continuam cumprindo o isolamento recomendado pela Semus e três estão internados, dois deles com quadro estável e um com quadro grave, conforme boletim de saúde divulgado pela unidade hospitalar na última sexta-feira, 27.

Para saber mais detalhes acerca do trabalho desenvolvido pelo Município para enfrentamento da pandemia de Covid-19, acesse os links abaixo.