Desse total, 144 casos suspeitos da doença já foram descartados

Equipe Gazeta do Cerrado

A vigilância epidemiológica de Palmas informou que, até às 19h do dia 02 de abril de 2020, foram 614 casos notificados para síndrome gripal, onde estão incluídos os casos suspeitos para COVID-19.

Destes, ​144 casos já foram descartados e ​nove casos foram confirmados​. Os demais seguem em monitoramento e acompanhamento de evolução ou não dos sintomas.

Leia também – Dados oficiais: Tocantins tem mais um dia sem novo caso de Coronavírus; 35 testes deram negativo hoje

Nenhum óbito de Covid-19

Nenhum óbito por COVID-19 em Palmas até o momento. O não aumento do números de casos na capital está aliada
às medidas de distanciamento e isolamento social.

Segundo o MS, por meio do Protocolo de Manejo Clínico da COVID-19 na Atenção Primária, todo caso de síndrome gripal (SG) deve ser realizada a notificação imediata, via plataforma do FormSUS.

Informação de pacientes

Além da notificação, as informações de todos pacientes com SG devem ser registradas no prontuário para possibilitar a longitudinalidade e a coordenação do cuidado, assim como realizar eventual investigação epidemiológica e posterior formulação de políticas e estratégias de saúde.

Houve essa alteração na notificação no dia 23 de março, por isso um grande aumento no número de notificações. Com a mudança no critério que antes eram somente viajantes e contatos de casos positivos.

Os pacientes notificados para síndrome gripal em monitoramento recebem, segundo a prefeitura de Palmas, ligações diárias realizadas por profissionais da saúde, orientados por médicos, para acompanhamento da evolução dos sintomas.

Os casos de telefonemas sem sucesso (caixa postal ou número inexistente) são encaminhados para busca ativa pela equipe de saúde da família da abrangência do endereço fornecido.

Veja o perfil dos casos confirmados na capital:

#SóNaGazeta
#Coronavírus
#CasosEmPalmas