Maju Cotrim
A prefeita de Palmas, Cínthia Ribeiro (PSDB) exonerou quase todos os secretários da capital deixando apenas o de saúde, por causa da pandemia de coronavírus. Só ficaram o secretário de saúde, Daniel Borini e o Procurador Geral.O presidente da Agência de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos de Palmas, Fábio Chaves também não foi exonerado.
Os nomes estão no Diário Oficial desta sexta, 3. São 45 auxiliares, inclusive a chefia de gabinete.
As exonerações foram em razão do prazo de filiação e desincompatibilização e mudanças que serão anunciadas em várias pastas tendo em vista também o calendário eleitoral.
A Gazeta apurou que a prefeita já estava desenhando uma reforma e planejando os ajustes na administração e que alguns auxiliares já iriam se afastar para disputar mandato eletivo.
As novas nomeações devem ser feitas nos próximos dias.
A capital está concentrada neste momento no combate ao coronavírus e a reforma visa oxigenar também algumas pastas onde os titulares vão disputar vagas na Câmara.
Veja o link
http://diariooficial.palmas.to.gov.br/media/diario/2465-3-4-2020-23-26-38.pdf
O desabafo de Cínthia
Minutos após a publicação do Diario Oficial a gestora se manifestou.
A prefeita fez um desabafo intenso numa rede social relembrando os dois anos de gestão. Veja a íntegra:
Posso também fazer um textão ?!
Hoje eu quero relembrar com vocês, um dos dias mais importantes da minha vida.
Há exatos dois anos, eu tomava posse de forma definitiva, como prefeita de palmas.
Não fui pega de surpresa porque desde que me candidatei a vice-prefeita, eu sempre procurei me preparar caso fosse convocada para dirigir os destinos desta cidade.
Usei meu tempo percorrendo as secretarias, conhecendo os processos, os servidores, ouvindo as pessoas, entendendo de gestão. Representei o prefeito em eventos importantes, participei de reuniões, convivi com a equipe e aos poucos, a gestão ia deixando de ser um grande mistério para se tornar apenas mais desafio na minha vida.
Quando assumi, sabia o tamanho dos desafios e também das oportunidades que se apresentavam a Palmas naquele momento. Porém alguns obstáculos e surpresas nos aguardavam no caminho. Embora surpreendente, administramos tudo o que surgiu com o compromisso de fazer o nosso melhor.
Era preciso dar continuidade ao que estava dando certo. Corrigir o que estava errado e garantir a saúde financeira do município para captar os recursos para fazer a cidade avançar.
E assim o fizemos. Durante dois anos preparamos Palmas para viver o seu melhor momento.
Iniciamos 2020 com tudo engatilhado. Prontos para entregar mais de 2 mil casas, novas creches e asfalto, drenagem em bairros e quadras que esperavam por isso há muito tempo. Vencemos todas as etapas da burocracia para assinar as ordens de serviço de dezenas de obras. Reunimos as famílias, fizemos os sorteios das casas, destravamos obras federais na cidade. Buscamos parcerias com o governo do estado, enfim… Palmas se preparava para viver mais um ciclo da 30 anos de crescimento forte.
Resgatamos os compromissos com os servidores, estávamos preparando novos concursos, reduzimos taxas e não reajustamos os impostos. Baixamos a dívida da prefeitura e elevamos a credibilidade do Município. Como se diz por aí, estávamos a ponto de bala.
Mas aí tivemos esse vírus assustador … Fomos obrigados a puxar o freio de mão, repensar os projetos, recalcular as rotas, fazer sacrifícios coletivos. Isso tudo nos colocou numa prova de fogo. Nenhum prefeito, governador, presidente ou chefe de estado, em qualquer lugar do mundo, foi preparado para administrar uma crise assim, sem precedentes …
E aí sim, meus amigos eu fui pega de surpresa e colocada à prova. Mesmo tendo vivido todo o ambiente político do Tocantins e do Brasil nos últimos 30 anos, eu me vi diante de um desafio totalmente obscuro.
E nestas horas, a gente se cerca de pessoas competentes, reforça nossa fé em Deus e coloca também a nossa experiência de vida para orientar as nossas decisões.
Eu tenho procurado agir com o máximo de responsabilidade, cautela, confiando nas autoridades máximas de saúde do Brasil e do mundo.
Tomara que elas estejam erradas e que esse vírus não seja tão devastador assim… Tomara.
Mas se elas estiverem certas, Palmas vai saber lidar com o problema sem estrangular seu sistema de saúde, porque estamos seguindo todas as orientações.
Eu quero agradecer as manifestações de apoio dos que acreditam nas nossas medidas e quero pedir aqueles que ainda não se conscientizaram do risco desta doença que confiem nos profissionais de saúde. Mantenham o isolamento social.
Vamos sair dessa, juntos, mais fortes e vivos… Para viver todas as coisas boas que estão esperando por Palmas, quando sairmos desse túnel.
São mais de 200 milhões de reais em investimentos em asfalto e drenagem. Milhares de casas, novas creches, novas unidades de saúde.
Vamos ter uma cidade melhor. Uma sociedade melhor e uma gestão ainda mais preparada, porque eu confesso a vocês: nunca aprendi tanto sobre tanta coisa em tão curto espaço de tempo.
Não vamos medir esforços para que tudo fique bem e possamos resgatar os nossos projetos e realizar todos os nossos sonhos, na cidade que amamos ❤️
Estamos cuidando de vocês. Tem muita gente na Prefeitura trabalhando por vocês.
Vamos provar juntos por que somos a Capital do Calor Humano… Que acolhe e ampara a todos.
Bem, isso é um pouco do que eu queria dividir com vcs. Fiquem com Deus … com a família … em casa.
Recebam meu abraço e esse lindo registro que fiz p vcs. Bjo !!!