Ao todo, 1.293 contribuintes deixaram de declarar o Imposto de Renda no Tocantins. Os dados foram repassados pelo delegado da Receita Federal, José Marcio Brittes. A expectativa era que 147 mil pessoas entregassem os documentos. O prazo venceu na última sexta-feira (28).
Aqueles que perderam o prazo, devem acessar o site da Receita e baixar o programa do IRPF 2017. Depois disso, é só preencher as informações necessárias e enviar, mas terão que pagar multa. O valor é calculado e emitido pelo próprio Programa Gerador da Declaração (PGD), e pode variar de 1% a 20% sobre o imposto devido. Se não houver esse débito, o valor da multa é de R$ 165,74.
“Quem fizer a declaração hoje, por exemplo, o próprio sistema já vai calcular a multa. Se tiver imposto a restituir, cobra-se a multa e desconta na restituição”, explicou Brittes.
Ele ainda disse que quem não fizera a declaração fica com pendência dentro da receita. “A pessoa não consegue tirar documentos e acaba travando alguns negócio, como compras e vendas e a realização de empréstimos. Tudo o que depender de certidão negativa ficará impedido”.
O total de declarações entregues subiu em relação ao ano passado, quando 145.120 contribuintes entregaram à declaração. Ou seja, 1.880 pessoas deixaram de entregar os documentos.
O primeiro lote de restituição do IRPF começa a ser pago no dia 16 de junho. Os demais lotes serão pagos nos dias 17 de julho, 15 de agosto, 15 de setembro, 16 de outubro, 16 de novembro e 15 de dezembro.