A Secretaria da Segurança Pública e a Polícia Militar, por meio da Assessoria de Polícia Comunitária e o 1º Pelotão da 1ª Companhia Independente da Polícia Militar, realizaram a 28ª Edição do Curso de Agentes Comunitários de Segurança (CACS), em Taguatinga-TO.

2017-04-28-PHOTO-00000099

O curso aconteceu no auditório da Câmara de Vereadores de Taguatinga, no período de 28 a 29 de abril de 2017 e capacitou 55 moradores  daquela cidade que puderam aprender acerca de segurança pública preventiva, a importância da interação entre a comunidade e as forças de segurança pública, como reconhecer atitudes possivelmente suspeitas e outros temas correlacionados com as competências das Polícias.

Durante a abertura, o Sargento PM Geovanio Venez deu as boas-vindas aos participantes e explicou sobre a atuação da Assessoria de Polícia Comunitária frente a essa missão de criar uma parceria consolidada entre comunidade e Forças de Segurança Pública.

2017-04-29-PHOTO-00000120

No decorrer das palestras, a policial civil Rejane Bastos apresentou uma dinâmica exemplificativa de como é imprescindível romper qualquer obstáculo para que a filosofia de polícia comunitária internalize e torne instrumento de propagação de mudanças no cenário da Segurança Pública, ou seja, explicitar a importância do fortalecimento e estratégias com relação à parceria entre comunidade e polícias.

Por fim, o CAP QOPM Elizeu informou sobre os trabalhos da 1º Cia Independente da Polícia Militar e agradeceu os esforços da Assessoria de Polícia Comunitária em se deslocar até o município para realização do curso.

 

A capacitação é gratuita e tem como público alvo moradores das comunidades dispostos a atuar em parceria com as forças de segurança pública na identificação e resolução de problemas da comunidade, por meio de soluções criativas, elaboradas pelos próprios moradores, por meio de uma rede comunitária de segurança integrada por policiais, estudantes, comerciantes, veículos de comunicação, associações de moradores e autoridades constituídas.

 

O CACS tem a finalidade de aproximar a sociedade das forças de segurança de maneira que haja um fortalecimento da confiança entre ambos, instigando a participação social na construção de uma segurança pública preventiva mais efetiva, contribuindo para a qualidade de vida da população local. As aulas foram ministradas por policiais civis e militares. Os concluintes do curso receberão um certificado de 12 horas/aula.