A nutricionista explica que o uso da Fitoterapia no emagrecimento deve ser muito bem pensado. “A Fitoterapia pode auxiliar no emagrecimento desde que seja considerado que a gênese da obesidade é multifatorial e que envolve complexos mecanismos e, portanto, a escolha e o uso de fitoterápicos como tratamento complementar precisa ser planejado com muita cautela e com foco na situação fisiológica do paciente e não como recomendação genérica em emagrecimento “, assegura.
Os fitoterápicos apresentam indicações (informações de uso, ações terapêuticas, administração) e contra-indicações que devem ser respeitadas pelos profissionais que prescrevem. Além disso, existe uma lista de fitoterápicos regulamentados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) com essas informações.
Sandra recomenda o uso dos fitoterápicos para emagrecimento, pois têm apresentado bons resultados em tratamentos, além de serem mais baratos e haver uma disponibilidade maior de matéria-prima. Ela ressalta, no entanto, que é fundamental que os interessados procurem um profissional para que ele possa fazer o diagnóstico corretamente. Na palestra, a nutricionista vai abordar a medicina tradicional, como a chinesa e indiana, que busca tratar o doente e não a doença.
Programação
Além dessa, ocorrerá a palestra “Depressão, ansiedade e tratamento medicamentoso”, com o psicólogo Nereu Gomes Neto, às 20h30, também no bloco D, do Câmpus de Palmas da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Os interessados nas palestras podem se inscrever durante o credenciamento do evento, às 18h. No sábado, às 7h30, ocorrerá uma visita técnica à Horta orgânica e Sistema agroflorestal, da empresa Terra Viva.
O II Workshop de Fitoterapia e Plantas Medicinais é organizado pela Liga Acadêmica de Plantas Medicinais e Fitoterapia (Lafito) e é um evento voltado para a explanação da Fitoterapia, ainda desconhecida por muitos, bem como seus benefícios e utilidades.