Equipe Gazeta do Cerrado
Os profissionais da saúde estão na linha de frente do combate à Covid em todo o país principalmente no Tocantins nos hospitais públicos. A Gazeta do Cerrado apurou junto à Secretaria de Saúde como está o cenário de casos nestes profissionais. Ao todo, 303 pessoas já testaram positivo para a Covid no Tocantins sendo 44 recuperados.
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que seguindo as recomendações e protocolos do Ministério da Saúde e Organização Mundial de Saúde (OMS), para prevenção e controle da propagação da Covid-19, principalmente nos grupos de riscos, afastou e/ou reduziu a permanência de servidores nas unidades da Saúde de gestão estadual.
Na Gestão Estadual da Saúde foram afastadas de suas funções como forma de prevenção, até o dia 27 de abril – 119 gestantes ou lactantes; 183 idosos acima de 60 anos; 31 servidores com crianças menores de 01 ano e 211 portadores de doenças. Ao todo foram então 544 afastados, conforme os dados que a Gazeta apurou.
Também no Tocantins durante esta pandemia já foram diagnosticados nove (09) casos confirmados da Covid-19 em profissionais de Saúde, sendo seis (06) médicos e três (03) técnicos de enfermagem, alguns estão afastados e outros já retornaram ao trabalho curados.
O Estado informou que adquiriu e recebeu doações de equipamentos de proteção individual (EPI) para atender aos profissionais de saúde conforme a demanda e as unidades de saúde seguem abastecidas destes itens.