Matéria atualizada ás 15:54


Maju Cotrim

A Comissão de Igualdade Racial da OAB Tocantins encaminhou Ofício para o secretário de saúde de Palmas, Daniel Borini para que seja adequado o formulário de dados e informações dos confirmados com Covid -19  na capital.

O ofício solicita as informações e pede a adequação do formulário“, explicou o Secretário Geral da Comissão, o advogado Cristian Ribas.

A Comissão alega que dados do Ministério da Saúde apontam que o novo Coronavírus é mais letal entre negros e pardos, representando 23,9% dos hospitalizados com Síndrome Respiratória Aguda Grave mas chegando a representar 34,3% dos mortos por Covid-19.

Já com a população branca, o número de óbitos é menor do que o de internados, representando 73% dos hospitalizados e 62,9% das mortes. Segundo especialistas, a classe e a condição social da população preta podem estar por trás da diferença nos números.

A comissão alega ainda que os territórios periféricos são mais suscetíveis à doenças comunitárias e ainda que é notoriamente reconhecida a maioria negra nesses locais.

No ofício é citada ainda a Portaria nº 344 GM/MS, de 01 de fevereiro de 2017, que dispõe sobre a inclusão e o preenchimento do quesito raça/cor nos formulários dos sistemas de informação em saúde, sendo de grande importância por incluir a variável raça/cor na nova ficha de notificação da Covid-19 que foi distribuída recentemente para as Unidades Federativas.

O ofício é assinado pelo presidente da OAB, Gedeon Pitaluga e pelo secretário geral.

A Secretaria Municipal da Saúde (Semus) informou que  já está providenciando a inclusão e o preenchimento do quesito raça/cor nos formulários dos sistemas de informação em saúde nas fichas de notificação da Covid-19.

Conforme nota, a partir desta terça-feira, 12, a Semus também vai acrescentar nas fichas os campos de escolaridade do paciente e, até o final desta semana, outros dados como a situação do trabalho em relação ao contágio da doença.

Veja íntegra da nota:

NOTA
VEÍCULO: Gazeta do Cerrado
DATA: 12/05
Assunto: Quesito raça/cor em fichas de notificação

A Secretaria Municipal da Saúde (Semus) esclarece que já está providenciando a inclusão e o preenchimento do quesito raça/cor nos formulários dos sistemas de informação em saúde nas fichas de notificação da Covid-19.

A partir desta terça-feira, 12, a Semus também vai acrescentar nas fichas os campos de escolaridade do paciente e, até o final desta semana, outros dados como a situação do trabalho em relação ao contágio da doença