O Ministério da Saúde (MS) já repassou ao Tocantins os mais de R$ 6 milhões para implantação dos 42 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para o enfrentamento da COVID-19, disponíveis para atendimento aos pacientes com quadros graves.
Os leitos habilitados serão em Araguaína, com 10 novas unidades no Hospital Dom Orione e outras 10 no Hospital de Referência de Araguaína (HRA). Em Palmas, foram habilitados os 16 leitos do Hospital Geral de Palmas (HGP), além de outros seis no Hospital Infantil Público de Palmas (HIPP). Esse número irá aumentar em curto prazo com ampliação de novos leitos de UTI Covid-19 no HRA, onde a equipe de engenharia da Secretaria de Estado da Saúde (SES) está instalando novos respiradores.
O pagamento foi uma articulação em Brasília do líder do governo no Congresso, o senador tocantinense Eduardo Gomes.
Todos os leitos de UTI COVID-19 serão geridos pela Regulação Estadual da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e tiveram sua habilitação divulgada pelo MS, no Diário Oficial da União, através da Portaria Nº 1.120, de 6 de maio de 2020, publicada na Edição 87 do Diário, desta sexta-feira, 08. As habilitações atendem a Portaria nº 568/GM/MS, de 26 de março de 2020, que autoriza em caráter emergencial, a habilitação temporária de leitos de UTI, para uso exclusivo de pacientes de COVID-19, pelo período de 90 (noventa) dias, podendo ser prorrogado.
Ocupação
Atualmente 42 pessoas estao internadas por causa da Covid no TO.