A última rotina de exames feitas nos laboratórios públicos e privados de Palmas revelou 15 resultados positivos, contabilizando agora 330 casos confirmados de Covid-19 na Capital. Desses, estão recuperadas da infecção 120 pessoas e quatro foram a óbito.

Após investigação, a Vigilância Epidemiológica de Palmas da Secretaria Municipal da Saúde (Semus) constatou que um paciente confirmado no dia 17 de maio não é morador de Palmas e sim do município de Parauapebas-PA. Situações assim são informadas ao município de origem e deixam de fazer parte da contagem de casos da Capital.

De acordo com os dados publicados pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE Palmas Covid-19), foram realizadas 3.896 notificações de síndromes gripais, sendo descartados 1.493 casos até o momento. As informações foram atualizadas pelo COE às 12 horas desta quarta-feira, 20.

IntePrnações

Encontram-se hospitalizados nas redes pública e privada de Palmas, 11 casos confirmados da Capital, dez pessoas em quadro estável de saúde e uma em situação grave, conforme boletins médicos publicados às 18 horas de terça-feira, 19. Também estão internadas oito pessoas de Palmas por suspeita de terem contraído a Covid-19.

Onze pacientes confirmados estão hospitalizados no Município em consequência da infecção e mais três suspeitos, porém, são moradores de outras cidades do Tocantins e de outros estados brasileiros.

Número de exames realizados

O Boletim Epidemiológico de Palmas também traz o número de testes realizados nos laboratórios de Palmas para a detecção de Covid-19, feitos na rotina do dia anterior, terça-feira, 19. Foram processados 45 exames no Laboratório Central do Tocantins (Lacen), 15 testes rápido no Laboratório Municipal de Palmas e dois em laboratórios particulares, totalizando 62.

Formas de contágio

Em relação às formas de contaminação, dos 330 casos positivos, 163 foram infectados por contato com casos confirmados de Palmas, 95 por transmissão comunitária, 40 em outros estados brasileiros, 19% em viagens ou contato com casos de outros municípios do Tocantins, 7 estão em investigação pela Vigilância Epidemiológica de Palmas e 6 em se infectaram em viagens ao exterior.

Cenário no Brasil

De acordo com o Ministério da Saúde, até as 19h40 horas de terça-feira, 19, o Brasil somava 271.628 casos de Covid-19, chegando agora a 17.971 óbitos, sendo 1.179 em apenas um dia. Os números revelam o índice de letalidade de 6,6% dos casos confirmados. Com o avanço da pandemia em Palmas e no país, medidas de distanciamento social, etiqueta respiratória, higiene de superfícies e pessoal, além o uso de máscaras, precisam ser reforçados cada vez mais.

fonte: Secom Palmas