A Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Raimundo Gomes Marinho, no Setor Maracanã, iniciou nesta sexta-feira, 29, as adequações estruturais para começar o atendimento exclusivo a casos suspeitos de covid-19. O local vem reforçar o atendimento no município e facilitar o acesso para os moradores de bairros da região norte da cidade.
“Com o funcionamento da unidade do Maracanã de forma exclusiva para sintomáticos da doença, desafogaremos a procura dos casos leves na UPA, dando mais uma opção aos moradores dos setores Araguaína Sul, Cimba, Bairro São João e outros setores mais próximos daquela região”, informou a secretaria municipal da Saúde, Ana Paula Abadia.
Araguaína passará a contar com a quarta unidade de referência para atendimento exclusivo de pessoas com sintomas da doença. Assim como as demais, terá equipe formada por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, farmacêuticos e auxiliares de limpeza.
Sintomas leves
As quatro UBS referência no atendimento exclusivo à covid-19 são Alto Bonito (José Rezende) , JK (UBS JK), Setor Couto (Albeny Soares) e agora a do Setor Maracanã (Dr. Raimundo Gomes Marinho).
“Em geral, deve procurar uma das UBS referência a pessoa com sintomas leves como febre até 38 graus, tosse, dor de garganta, perda de paladar e olfato e coriza. Esse paciente passará pelo atendimento médico e será orientando sobre o isolamento social por 14 dias. Caso necessário, conforme avaliação do profissional, a realização do teste para confirmação ou não da doença”, concluiu a secretária.
Quem apresentar sintomas mais graves como febre acima dos 38 graus, tosse com ou sem catarro, dor no peito e nas costas, dores de cabeça, dificuldade de respiração e cansaço deve procurar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), localizada no Setor Araguaína Sul.
Comunidade local
Os moradores do Setor Maracanã e arredores, cadastrados na UBS Dr. Raimundo Gomes Marinho, receberão atendimento em outras unidades próximas.
Serviços como renovação de receitas para pessoas em tratamento contínuo (hipertensos, diabéticos e saúde mental), sonda vesical de demora, gestantes com acompanhamento pré-natal já agendado ou a começar, vacinação, teste do pezinho, curativos e dispensação de medicamentos podem procurar as seguintes UBS: Maria dos Reis (Setor Barros), UBS Couto Magalhães (Avenida Perimetral, Setor Couto/antiga policlínica), UBS Manoel Maria (Cimba) e UBS Senador Benedito (Setor José Ferreira).
Já outros acompanhamentos como pacientes de hanseníase e tuberculose serão atendidos na UBS José Ronaldo (Setor Dom Orione). Os serviços de atendimento domiciliar seguem suspensos em todas as unidades devido à pandemia.
LEIA – Especialistas fazem previsão do cenário do Coronavírus em junho no TO e projetam média de até 10 mil casos
Fonte: Ascom Araguaína