Maju Cotrim

Junho chegou! Mesmo com a indefinição sobre a data das eleições municipais deste ano para quem é um bom amante da política tocantinense a discussão eleitoral está sempre latente. Em meio ao cenário e preocupação de todos com a Covid, sem sombra de dúvidas a prefeita de Palmas, Cínthia Ribeiro está no centro da crise na posição de gestora e a quem cabe e coube tomar decisões impactantes para a cidade.

O enfrentamento á Crise da Covid expõe e mostra a capacidade e estratégias adotadas por ela e sua equipe.

Isso, é claro,em meio a um diário bombardeio de adversários. Cínthia está na sua prova de fogo administrativa e política e num cenário incerto se tratando das perspectivas pouco conhecidas do vírus. Tem dito sempre que se posiciona que vai tomar todas as decisões que tiver que tomar para preservar a vida dos palmenses.

O fato é que se tratando do pleito deste ano todas as cartas ainda não estão na mesa e isso de todos os lados.

Da parte do projeto de reeleição de Cínthia a definição dos apoios políticos, o tamanho do apoio da Câmara e a escolha agregadora do ou da vice são cartas que são condicionantes no processo de construção da candidatura. Na Câmara o clima tem azedado nas últimas semanas e é preciso ver qual será o saldo de apoio á gestão até chegar as convenções.

Prefeita de Palmas, Cínthia Ribeiro – Foto – Edu Forrtes

Na oposição, cartas e planos B são articulados nos bastidores. Novos nomes começam a ser ventilados como o do deputado federal Osíres Damaso (PSC) que transferiu título eleitoral para a capital.

Os nomes já colocados até agora buscam suas estratégias de discursos mas muita água ainda vai passar por baixo da ponte: o deputado Júnior Geo, nome defendido por alguns setores, vai emplacar candidatura? Se sim, é um nome considerado com potencial de crescimento mas com necessidade de musculatura política.

Raul Filho, agora com o status de elegibilidade, tem um grupo? e o MDB… vai vestir de corpo e alma sua camisa? militantes do ex-prefeito citam a distância dele neste momento ao mesmo tempo em que alimentam a esperança que ele de fato seja mesmo candidato.

E o Palácio? vai apoiar algum candidato?

Vicentinho Júnior do PL intensificou ações na capital e mantém a esperança de conseguir até as convenções o apoio de Amastha que por sua vez tem no seu partido a candidatura do vereador Tiago Andrino. Se Vicentinho for o candidato apoiado por Amasth,a Andrino fica com o mandato na Câmara Federal. Se Andrino, considerado um dos melhores vereadores pelo perfil técnico, não vencer perde a vaga na Câmara mas se for eleito prefeito promete muitas mudanças.

A deputada estadual Vanda Monteiro mantém o trabalho de mobilização de líderes e adotou uma postura maior de cobrança ao Paço municipal.

E Alan Barbiero vai emplacar? Vai se juntar com quem?

Da Câmara, Milton Neris que será candidato pelo PDT reforçou os questionamentos e tem sido um dos maiores opositores ferrenhos á gestão.

O empresário Gil Barison, do Republicanos, também segue na pretensão de disputar a prefeitura e tem explorado o espaço virtual também com críticas e defesa da categoria neste momento difícil.

Falando em “cartas na mesa”, o empresário Joseph Madeira que sempre negou qualquer pretensão política está filiado ao PTB, partido da base do governo…ele pode ser um plano B?

Dizer que de fato todas as cartas ainda não estão na mesa nas eleições de Palmas resume bem esse momento em que muitos nomes estão colocados mas a oposição sabe que quanto mais se subdividir menores são as chances. Além disso, não se pode subestimar uma gestora que independente das críticas está com a máquina, pacote de obras lançados por toda cidade dentre outras coisas.

Uma coisa é certa:Grupos terão que se unir na construção de um projeto para a prefeitura de Palmas não só com base em partidos, forças políticas ou composições mas principalmente no que podem se agregar para pensar e realizar pela cidade.

O palmense quer escolher dentre os melhores projetos e não apenas dentre pessoas e rivais. O palmense quer a cidade pulsando empregos, recuperação econômica e melhorias de vida! O palmense quer um gestor ou uma gestora que pense na cidade e não que gaste mais tempo trocando farpas do que trabalhando para a cidade….

Então, neste contexto…. Junho chegou e todos que estão com nomes colocados precisam agora dizer o que querem para a cidade, para os bairros e como pretendem ajudar a tirar Palmas da crise pós-pandemica….

#SòNaGazeta
#Coronavírus
#Eleições2020
#Palmas