Sem custo para o Estado e municípios, Eduardo Gomes já conseguiu 80 respeitadores para o TO

Maju Cotrim

A Gazeta do Cerrado apurou que a próxima semana vai começar com a chegada de mais 20 respiradores para os hospitais públicos do Tocantins. O carregamento chegará à tarde da segunda-feira, 8.

Nos últimos dias chegaram os primeiros 20 respiradores encaminhados pelo Ministério da Saúde.

O líder do governo no Congresso, senador Eduardo Gomes informou ainda em entrevista á Gazeta que na próxima semana outros 30 respiradores vão chegar ao Tocantins.

Ao todo foram 80 respiradores conseguidos para o Tocantins através de articulação do senador Eduardo Gomes via Ministério da Saúde e contando com a doação de 10 para Araguaína conseguidos com o suplente, Ogari Pacheco. Os respiradores conseguidos pelo senador não teve custo para o Estado nem para os municípios.

No Tocantins 89 pessoas já morreram por Covid e mais de 5,1 mil pessoas já tiveram a doença.

Do primeiro estoque de respiradores , o governador Mauro Carlesse determinou que 10 sejam instalados o mais rápido possível no Hospital Regional de Augustinópolis, região do Bico do Papagaio.

Internações no TO

No Tocantins até o fim do mês de maio, ocorreram 151 internações de pacientes confirmados positivos. Sendo 110 internações em leitos clínicos e 41 em leitos de UTI. Ainda de acordo com o relatório, a taxa média de ocupação da rede está em torno de 36% do total de leitos.

O Governo do Estado também está trabalhando para fortalecer a rede de assistência e instalar mais 38 leitos de UTI-Covid: dez no Hospital Regional de Augustinópolis (HRA), 20 no Instituto Sinai de Araguaína e outros oito no Hospital Regional da cidade. Os equipamentos para a montagem destes novos oito leitos já foram enviados para Araguaína.

Respiradores

A ventilação mecânica faz com que o oxigênio chegue até os pulmões, facilitando a respiração de pessoas que estão enfrentando dificuldades ou que perderam completamente essa capacidade. A máquina sopra ar rico em oxigênio para dentro dos pulmões do paciente a partir de um tubo. Uma das extremidades está conectada ao equipamento e outra ao corpo da pessoa que vai receber a ventilação.

Os respiradores são necessários, pois estima-se que aproximadamente 5% dos pacientes com covid-19 acabem sofrendo a chamada síndrome do desconforto respiratório agudo (SDRA).

#SóNaGazeta
#Respiradores
#Coronavírus
#Tocantins