Um artista plástico resolveu fazer uma exposição de quadros na porta de casa em Gurupi, na região sul do Tocantins. Henrique Viegas, que produziu obras durante a pandemia do novo coronavírus, não tinha onde colocá-las, já que as galerias estão fechadas por conta do distanciamento social. Ele teve a ideia de fazer uma exposição ao ar livre e quem passa na frente da casa dele se encanta com as artes.

O artista chamou a exposição de ‘Arte Para Quem Passa’. O objetivo é levar alegria e leveza os vizinhos e moradores que passarem pelo local. “Todo mundo tem que ter acesso à arte e essa é uma oportunidade. Eu olhei para o meu muro e falei: ‘Por que não uma galeria a céu aberto?’ A rua não é muito movimentada, mas a ideia é essa“, disse Henrique.

Ele pediu permissão para a Prefeitura de Gurupi e a ideia deu certo. Por segurança, Viegas ainda disponibiliza alcóol em gel e controla o distanciamento entre os moradores que querem apreciar as telas.

O professor André Meneses fazia caminhada na região e resolveu parar para olhar os quadros de perto. Ele aprovou a iniciativa. “Principalmente nesse momento onde a gente está vivendo tanto caos, tanta morte e ai vem a arte para dar uma acalmada nos nossos corações“, contou

Os quadros expostos são coloridos e têm temáticas variadas, mas o artista explica que dois deles, que lembram peças de quebra-cabeça, carregam uma mensagem especial.

A gente estava com a nossa vida toda montadinha, tudo certinho. Emprego, nossa rotina. De repente veio a pandemia e mexeu em tudo. Agora a gente precisa ir montando esse quebra-cabeça aos poucos. Quando acabar a pandemia nós precisamos nos reconstruir. Pegar as peças e colocar de novo no lugar”.

Fonte: G1 TO