A partir desta segunda-feira (8) o presídio de segurança máxima de Cariri do Tocantins, no sul do estado, só vai receber novos detentos que estiverem com o novo coronavírus. Os presos vão pasar por testes e apenas aqueles que forem diagnosticados com a doença serão admitidos na unidade. O presídio ainda não foi inaugurado e por isso não tem outros detentos, apenas a ala médica foi aberta e é para ela que os novos presos serão mandados até terem alta.
O prédio não é o mesmo do presídio agrícola Luz do Amanhã, que também fica em Cariri do Tocantins.
Em todo o estado, 18 das 38 unidades do sistema prisional estão recebendo novos presos, incluindo a de Cariri. As outras 20 estão interditadas para novos detentos como medida de segurança.
A mudança não significa que todos os presos que apresentarem sintomas da doença irão para Cariri. Algumas das outras 17 unidades autorizadas a receber novos presos possuem salas de isolamento e celas separadas para situações do tipo. É o caso do presídio Barra da Grota, em Araguaína e da Casa de Prisão Provisória da capital, por exemplo. A alteração é que o presídio de Cariri não receberá presos não contaminados.
Inicialmente, a medida dura até o dia 22 de junho. Esta é a terceira fase da ‘Operação Lockdown’ nos presídios. Cada etapa tem a duração de 15 dias e a lista de unidades aptas a receber novos detentos é atualizada a cada nova fase.
“A Importância da Fase 3 é a tentativa de eliminar o vírus de dentro dos estabelecimentos penais do Tocantins. No dia 22 faremos nova avaliação juntamente com o Núcleo de Contenção do Covid-19 do Sistema Penal, com as equipes de saúde do sistema penitenciário e com o médico do Sistema Prisional, para se for o caso alteramos”, disse o superintendente de Administração dos Sistemas Penitenciário e Prisional, Orleanes Souza.
Entre as medidas já em vigor e que continuam valendo estão a suspensão de visitas; criação das celas de isolamento; protocolos de limpeza e higienização; uso obrigatório de máscara dentro das unidades; triagem com resposta a questionário e aferição de temperatura de servidores.
Presídios autorizados a receber presos nesta fase
- Guaraí
- Ananás
- Araguacema
- Babaçulândia
- Pedro Afonso
- Palmas
- Paraíso
- Lajeado
- Arraias
- Dianópolis
- Gurupi
- Talismã
- Tocantinópolis
- Araguatins
- Miracema
- Colinas
- Porto Nacional
- Unidade de Segurança Máxima de Cariri – exclusiva para presos com Covid-19
Fonte: TV Anhanguera