Equipe Gazeta do Cerrado
O fogo ameaçou na noite desta terça-feira, 16, um dos lugares que guardam a história do Tocantins. O Corpo de Bombeiros conseguiu controlar incêndio em uma área de mata perto da quadra 508 Norte, onde fica o antigo prédio da Assembleia Legislativa do Tocantins.
As chamas começaram pela manhã e foram crescendo chegando nas imediações do prédio que foi a primeira sede do Poder Legislativo no estado.Não foram divulgados ainda quais os danos ao prédio.
A estrutura serviu como centro do poder legislativo durante cinco anos, até a inauguração da sede definitiva, na praça dos Girassóis, em 1995. Mesmo após o tombamento como patrimônio histórico, o local segue sem manutenção.
O imóvel é de madeira e passou por um princípio de reforma em 2010, quando foram investidos cerca de R$ 500 mil na troca do madeiramento. A reforma parou.
A ideia é transformar o local num Museu do Legislativo. Um grupo de historiadores e museólogos da Secretaria da Educação chegaram a realizar um estudo de utilização do prédio, que é tombado como patrimônio cultural do Estado.
Resgatar a história
O presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins já anunciou que quer reinaugurar o prédio pioneiro onde funcionou o Poder Legislativo do Tocantins em Palmas, resgatando sua história.
#SóNaGazeta
#ALTO
#PatrimônioHistórico
#NotíciasDoTocantins