Equipe Gazeta do Cerrado

O município de Dianópolis na região sudeste do Tocantins, perdeu nesta quarta-feira, 17, um morador que lutava contra a Covid-19.

O paciente tinha 38 anos e estava internado na UTI do Hospital Geral de Palmas (HGP). A informação foi confirmada pela Prefeitura Municipal da cidade.

Atualmente o  Tocantins já registrou 141 óbitos por Covid.

Confira os detalhes

A Prefeitura de Dianópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, confirmou na manhã desta quarta-feira, (17), o primeiro óbito causado pelo coronavírus de paciente do município.

O paciente tinha 38 anos e estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Geral de Palmas (HGP). O jovem faleceu no início desta manhã, após complicações em seu quadro de saúde. O paciente foi diagnosticado positivo no último dia 03.

O jovem apresentou sintomas no último dia 26, recebendo atendimento no Hospital de Referência de Dianópolis (HRD), de onde foi encaminhado para Porto Nacional no dia 01, de onde também foi removido para a UTI do HGP.

A Prefeitura informa que seguindo o protocolo do Ministério da Saúde, não será realizado velório. Que o corpo será trasladado de Palmas, diretamente para o cemitério.

A Prefeitura se solidariza com familiares e amigos rogando a Deus o conforto neste momento de dor e saudade.

Barreiras Sanitárias

A Prefeitura de Dianópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, instalou três barreiras sanitárias nos principais acessos da cidade, como medida de prevenção no enfrentamento da pandemia.  

As barreiras foram montadas no trevo de acesso ao Instituto Federal do Tocantins (IFTO), na saída conhecida como “Maria dos Reis”, outra no trevo principal de acesso à cidade e a terceira no acesso ao setor Nova Cidade, na Rua Professor Gabriel.

As barreiras funcionam das 7h às 19h. Os profissionais abordam os condutores, fazem perguntas relacionadas ao coronavírus e realizam o monitoramento da temperatura dos motoristas e passageiros, com um termômetro infravermelho sem contato, informam sobre a obrigatoriedade do uso de máscaras e orientam as pessoas quanto aos cuidados com higiene das mãos.

O objetivo é saber em que situação as pessoas estão entrando na cidade. “As barreiras fazem parte das ações de prevenção que o município tem adotado. Nosso objetivo é controlar entrada e saída de pessoas em Dianópolis, oferecendo mais segurança para nossa comunidade”, destacou o prefeito, Padre Gleibson Moreira.

Caso os profissionais detectem alteração na temperatura das pessoas, é preenchido um questionário e o condutor ou passageiro é encaminhado à uma das Unidades Básica de Saúde (UBS), do município. As barreiras têm o apoio da Polícia Militar, Companhia Serra Geral. 

#SóNaGazeta
#Coronavírus
#Dianópolis
#NotíciasDoTocantins