Após 94 dias de monitoramento, Palmas soma 22 novos diagnósticos positivos para a Covid-19 e agora conta com 1.079 casos confirmados (números acumulados) da doença nesta quarta-feira, 17. O Boletim Epidemiológico, atualizado pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs), informa que 8.877 notificações para síndrome gripal (SG), número em que estão inclusos casos suspeitos para o novo coronavírus, dos quais 3.858 foram descartados. A Capital também registrou 12 óbitos pela doença e a taxa de letalidade palmense é de 1,1%.

O total de pessoas recuperadas chegou a 656, que é 60,8% dos casos confirmados até agora, enquanto o total de pacientes em isolamento domiciliar é de 401 (37,2%) e há dez (0,9%) residentes da Capital internados com a doença. Dos 1.079 casos confirmados, 233 possuem comorbidades para agravamento da Covid-19 e 91 possuem fatores de risco, ambos informados pelos pacientes.

A respeito dos 22 novos casos confirmados, o Boletim informa que 18 estão em isolamento domiciliar e quatro estão internados. Do mesmo total, quatro possuem comorbidades e quatro possuem fatores de risco, ambos declarados. Sobre a provável fonte de transmissão destes casos, três tiveram contato com casos confirmados em Palmas, nove podem ter se contaminado por transmissão comunitária e dez casos estão em investigação epidemiológica.

Estado de saúde

Na Capital, dez pessoas residentes de Palmas estão internadas com o novo coronavírus, sendo que sete são estáveis e três graves. O total de residentes de Palmas internados com suspeita da doença é seis, sendo todos graves. Sobre pacientes de outras localidades com a doença internadas no município, o Boletim mostra que são 18 pacientes, seis estáveis e 12 graves. Há também oito pacientes internados com suspeita da doença de outras localidades, sendo quatro graves e quatro estáveis.

Leitos

A Vigilância Epidemiológica mostra que a taxa de ocupação hospitalar em Palmas é de 33,6%. A Capital conta com leitos clínicos e leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) destinados para o tratamento da Covid-19. A taxa de ocupação de leitos clínicos públicos e privados em Palmas é de 26,03%. Há 73 leitos clínicos públicos e privados exclusivos para Covid-19, sendo que 54 estão desocupados e 19 estão ocupados. Já a taxa de ocupação de leitos de UTI é de 44,23%. Existem 52 leitos de UTI para tratar Covid-19 em Palmas, sendo que 29 estão disponíveis e 23 estão ocupados.

Testes

Na última rotina de exames, 276 pessoas foram testadas na Capital, tanto para rastreio quanto para diagnóstico. A testagem de rastreio é realizada em Palmas por um estudo da Fundação Escola de Saúde (Fesp) para testar pessoas assintomáticas ou sintomáticas leves para identificar a proporção da população de Palmas que esteve ou está infectada pelo coronavírus, avaliar o avanço da doença e o cumprimento das medidas de prevenção.

Para diagnóstico, o Laboratório Central do Estado (Lacen-TO) testou 19 pessoas e cinco tiveram diagnóstico confirmado para a doença. O Laboratório Municipal de Palmas testou 29 pessoas e 14 tiveram diagnóstico positivo. A rede privada fez 26 testes e três tiveram diagnóstico confirmado. Já em relação aos testes de rastreio da Covid-19, o Laboratório Municipal realizou 202 testes.

Contágio

A respeito da fonte de contágio dos casos acumulados, a Vigilância Epidemiológica explica que 530 (49,1%) se contaminaram por forma comunitária, 387 (35,9%) tiveram contato com casos confirmados em Palmas, 78 (7,2%) se contaminaram após viagem para outros estados, 47 (4,4%) viajaram para o interior do Tocantins, 30 (2,8%) estão em investigação epidemiológica e sete (0,6%) estiveram em viagem para o exterior.

Dados do Ministério da Saúde, às 18h15 do dessa terça-feira, 16, o Brasil apresenta 923.189 casos acumulados da Covid-19, sendo que o aumento do dia é de 34.918 casos e 45.241 mortes. O aumento do dia é de 1.282 óbitos. A taxa de letalidade de 4,9% dos casos confirmados.

Fonte: Secom Palmas