Equipe Gazeta do Cerrado
Servidores do hospital regional de Augustinópolis entraram em contato com a Gazeta quando relataram a preocupação com a demora para ampliação das UTIS. O hospital é referência na região do Bico, depois de Araguaína a mais atingida pela Covid.
“Os respiradores nunca foram instalados, na verdade nunca nem chegaram porque não teve nenhum anúncio ate agora, atualmente no hospital há duas áreas destinadas ao Covid, o um e o dois. Na primeira, tem basicamente oito leitos e de oito a 10 no Covid 2. A questão do índice de ocupação está consideravelmente baixo, a questão chave é que não tem respiradores suficientes para todos”, contou um servidor de dentro do hospital. Ele diz que a área de Covid II não tem nenhum respirador.
Augustinópolis já teve 121 casos e quatro mortes. A Gazeta questionou o Estado sobre a implantação dos novos leitos de UTI. No dia 1º de junho o governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, determinou que 10, dos 20 novos respiradores obtidos pelo Estado por meio do Ministério da Saúde, sejam instalados o mais rápido possível no Hospital Regional de Augustinópolis, região do Bico do Papagaio
Veja a íntegra da nota da Secretaria de Saúde sobre o assunto á Gazeta do Cerrado:
Nota
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) esclarece que publicou na última quinta, 18, dispensa de licitação para contratação de pessoa jurídica especializada no gerenciamento e operacionalização de leitos de Terapia Intensiva Adulto a serem implantados no Hospital Regional de Augustinópolis, destinados aos pacientes com diagnóstico confirmado para COVID-19.
A medida se faz necessária mediante a dificuldade de contratação de médicos especialistas intensivistas para o enfrentamento, considerando a alta demanda em todo o País.
A SES esclarece ainda que desde o início da pandemia tem adequado suas unidades para recebimento destes pacientes. Essa adequação tem acontecido de forma dinâmica, observando indicativos epidemiológicos no intuito de atender as necessidades de cada região em sua rede hospitalar.
Em relação a taxa de ocupação dos leitos clínicos no Hospital de Augustinópolis no momento é de 31,25%. Esse status é dinâmico e muda constantemente.
Palmas, 19 de junho de 2020
Secretaria de Estado da Saúde
Governo do Tocantins