Lideranças indígenas entraram em contato com a Gazeta do Cerrado para informar que no próximo sábado, 27, a partir das 9 horas da manhã farão um ato “silencioso” para chamar atenção da população de Tocantínia.

Os líderes acompanham com apreensão o crescimento dos casos de Covid em indígenas na cidade e questionam o que alegam ser falta de estrutura para atendimento aos indígenas em tratamento. “ O Município teve recurso suficiente para alugar uma casa e tomar todas as providências”, disse.

Dois indígenas da cidade que receberam alta estão numa escola do município se recuperando do vírus o que gerou uma movimentação na cidade.

“A vizinhança começou a se preocupar. Existe uma humilhação social em razão da situação por parte dos não indígenas”, conta uma das líderes.

No sábado os manifestantes afirmam que farão tudo se aglomeração e com intenção de chamar atenção da população. “Cada um vai vir na sua moto, na sua casa, não vai ter aglomeração, as pessoas que vão participar estão orientadas”, informou a organizadora.

O protesto terá cartazes e silêncio saindo da praça até perto da escola onde os indígenas estão se recuperados.

A Gazeta segue acompanhando os fatos na cidade com base nas denúncias e informações da população.

Reportagem Gazeta do Cerrado